Estética & Beleza

Como destacar seu negócio de estética e beleza da concorrência?

Se você tem um negócio de estética e beleza, aposto que já sofreu com a dificuldade de atrair clientes para seu estabelecimento e, se atraiu, não conseguiu fazer com que eles se tornassem clientes fiéis aos seus serviços.

Se identificou? Então continue lendo esse artigo que vamos te ajudar a entender melhor como funciona o mercado da estética e o que você pode fazer para ter uma relevância maior neste meio.

Como funciona a estética no Brasil?

O Brasil se tornou o 3° país com o maior mercado de estética do mundo, estando atrás somente da China e Estados Unidos. Com isso, podemos observar que é uma área muito promissora e que, inclusive, vale muito a pena estar nesse ramo. 

Em contrapartida, de acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o mercado brasileiro de estética cresceu em 567% nos últimos 5 anos, o que quer dizer que a medida que os serviços estéticos crescem, a concorrência também tem aumentado proporcionalmente. Fazendo assim, com que fique cada vez mais difícil manter um negócio estável.

Muitas pessoas desejam empreender no ramo da estética e beleza, no entanto, por se tratar de uma profissão em alta, de fato, é um nicho bastante popular e que oferece uma grande concorrência e quando resolvem colocar em prática, por falta de estratégias e planejamento, estas mesmas pessoas se deparam com a perda de clientes e acabam por desistir pois acham que aquilo não é pra elas ou que há concorrentes bons demais para competir.

A verdade é que tem espaço para todo mundo na estética, pois a manicure X pode ter mil clientes, mas existem outras mil que não se identificaram com o trabalho dela e que vão procurar por outra manicure, e assim acontece com todas as áreas da estética corporal.

Entretanto, tem uma coisa que aquela profissional com muitos clientes têm, que outros que estão começando não tem: visibilidade. Por isso, é tão importante investir em divulgação.

As redes sociais são importantes?

redes sociais
Fonte: Imagem do site Freepik

As redes sociais hoje são as maiores aliadas de todo empreendedor, independente do nicho, tendo em vista que a presença nas redes é fundamental para que você possa divulgar seu trabalho, mostrar resultados e fazer a captação de leads. 

É importante que você crie um perfil profissional, ou seja, exclusivo para exibir seu trabalho e serviços. Nada de misturar pessoal com profissional. Além disso, estar na internet te ajuda a construir sua marca, fazer com que ela seja reconhecida para que, futuramente, ela seja vista como autoridade no ramo da estética e beleza.

Esse é um dos passos mais importantes para quem quer começar a ganhar destaque nesse meio. Atualmente existem inúmeras estratégias, inclusive, dicas e formas de se trabalhar a divulgação nas redes sociais, então, caso você queira saber mais sobre isso, tenho um artigo que tem informações incríveis e que pode te ajudar:

O atendimento é a porta de entrada para novos clientes

O atendimento é uma peça chave para todo empreendedor, pois ali, tendo um contato direto com o consumidor, é possível entender quais são suas necessidades e de que forma você pode realmente ajudá-lo. 

Grande parte dos agendamentos da estética corporal, por exemplo, são realizados via Whatsapp, que é o meio considerado mais prático para muitos, onde a interação é direta e mais rápida. Porém, o que faz muitos desistirem de agendar um serviço, é a inexperiência dos profissionais em realizar um atendimento de qualidade. 

Acredito que você, profissional que atua na área de estética e beleza, já teve um momento em que estava com uma demanda muito alta e demorou algumas horas para dar um retorno ao seu cliente, ou até mesmo não o atendeu da forma correta, não é mesmo?

Acontece que o atendimento é um dos primeiros contatos do cliente com você. Pense que, se sua experiência já está sendo ruim no agendamento, imagina o que ele vai pensar quando for realizar o procedimento com você?

Além de que o Whatsapp não é bom somente para agendamentos, mas para vendas também. Existem inúmeros grupos onde é possível divulgar seu trabalho, mostrar sua especialidade, resultados e até mesmo oferecer ofertas e promoções exclusivas para alguns clientes.

Ficou pensativa né? Se quiser saber mais sobre atendimento e vendas no WhatsApp para oferecer maior qualidade aos seus clientes, te convido a ler outro artigo completo aqui no blog:

Esteja sempre atualizada

A cada dia que passa, novas técnicas e novos procedimentos estéticos vão surgindo, pois a tecnologia avança cada vez mais e vamos descobrindo diferentes maneiras de realizar um serviço. Se compararmos a estética avançada de hoje, com a de 5 anos atrás, quantas coisas novas já não surgiram?

E é fato, tudo o que é novidade vai mexer com a curiosidade do público e eles vão em busca de se beneficiar com novas técnicas criadas. Por isso, estar a par de todas as novidades do mercado, tanto em produtos, quanto em novos procedimentos criados, é quase que uma obrigação se você busca se destacar.

Não deixe de se atualizar, esteja sempre informado sobre tudo o que acontece no nicho em que você trabalha (seja ele a estética avançada ou não) e procure fazer cursos e especializações, afinal, isso te ajudará a ganhar relevância. Quanto antes você apresentar aquilo que aprendeu para o público, mais vão te procurar para contratar seus serviços.

Proporcione a melhor experiência para o seu cliente

Fonte: Imagem do site Freepik

Você já ouviu falar em marketing de experiência? Não? Vou te explicar melhor então. Você já foi em algum estabelecimento que era muito cheiroso, ou que te serviram café e por conta disso você sempre volta lá? 

Pois bem, o marketing de experiência é assim, você trabalha com as emoções e sentidos do seu cliente e isso irá ajudá-lo a se fidelizar aos seus serviços. Já deu pra perceber onde quero chegar né?

Quanto mais relaxado o cliente se sentir no seu ambiente de estética, mais você consegue barganhar a venda de outros produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio. Veja o que você pode fazer para trabalhar essa estratégia:

Instale ar condicionado no seu ambiente

Por mais que a conta de luz venha um pouco mais cara, a instalação de um ar condicionado para proporcionar uma temperatura ambiente agradável para seus clientes vai fazer toda a diferença ante a concorrência do seu bairro.

Considere esse custo como um investimento que vai retornar em mais clientes interessados em agendar um serviço de estética no seu salão.

Compre poltronas confortáveis

Caso seu salão tenha um tempo de espera razoável, o ideal é providenciar o mínimo de conforto para seus clientes aguardarem a sua vez.

Wifi com internet rápida.

Somado ao conforto das poltronas, um wifi que possibilite aos seus clientes navegar sem travamentos vai fazê-los perder a noção do tempo! Quanto menos esperar, chegará a vez deles serem atendidos!

Música ambiente

Um bom repertório de músicas ambiente também pode agradar, no entanto é preciso ter cuidado ao volume e aos estilos musicais. Nem todo cliente gosta de barulho!

Para um negócio de estética o ideal é que seja músicas relaxantes, onde o cliente já vai entrando em sintonia com o procedimento que vai ser realizado.

Limpeza e organização

Parece básico, mas muita gente não cuida da limpeza e organização do seu negócio, o que transparece para o cliente uma sensação de que o serviço será prestado da mesma forma.

Quantos clientes os salões perdem por aí e não sabem, só pelo fato do cliente ter passado na porta e ter visto um monte de coisa fora do lugar ou sujeira espalhada.

Se for preciso, pague uma pessoa só para essa função! Mas não deixe seu negócio perder clientes para concorrência por causa de um ambiente desorganizado.

Café e água vai bem

Seus clientes podem chegar da rua sedentos, então procure instalar um bebedouro refrigerado e com água filtrada, pois pensa que não, só aí você está iniciando o processo de relaxamento dele. 

Todo conforto que foi citado até agora terá sido em vão se faltar água para beber no seu estabelecimento.

Já um cafézinho é um item que nem todos os salões oferecem, pois, querendo ou não gera um custo maior sim, no entanto é preciso reforçar que esse detalhe pode garantir o retorno do seu cliente várias e várias vezes.

Os empreendedores que pensam pequeno querem economizar ao máximo e acabam atendendo o cliente apenas uma vez, pois devido a má experiência, não voltam mais!

Ofereça benefícios

Seja fiel aos seus clientes assim como eles são com você! Se você atende uma clientela há tantos meses ou anos, por que não oferecer promoções atrativas?

Esta é uma forma de engajar os seus clientes a manter os agendamentos com você, pois, por mais que eles confiem nos seus serviços, uma boa oferta da concorrência pode fazê-los “arriscar” o novo! E se o outro salão proporcionar um ótimo atendimento? e ai? cliente perdido na certa!

Para evitar que isso aconteça, ofereça descontos periodicamente, principalmente em datas comemorativas, como por exemplo, no dia de aniversário deles.

Cartão fidelidade costuma funcionar muito bem ao oferecer um serviço como bônus pelo comprometimento.

Não desista no primeiro obstáculo

A jornada de um empreendedor não é nada fácil, pois é absolutamente normal você pagar para trabalhar nos primeiros meses até que os primeiros clientes apareçam.

Por isso é preciso blindar a sua mente de amigos e familiares que porventura vierem a fazer comentários ou perguntas irônicas do tipo: “Seu negócio já está dando dinheiro?” Na real a pessoa sabe que não está dando certo e pergunta para ferir seu emocional.

O melhor a fazer é tapar os ouvidos e lutar para o seu negócio de estética e beleza dar certo, pois quando seu faturamento estiver alto, muitos falarão que você teve “sorte”.

Planejamento faz toda diferença

Se você  já montou ou está pensando em montar um negócio de estética, crie um bom plano e uma reserva financeira pensando no pior cenário.

Estatisticamente o primeiro ano de um micro empreendedor só serve para “empatar o jogo”, ou seja, não há margem de lucro!

Agora, se você tem um bom “colchão” financeiro para segurar a barra, você consegue até tomar decisões melhores, como a redução dos custos para segurar o negócio por mais tempo.

Conclusão

O nicho de estética e beleza está super em alta no Brasil e muitos microempreendedores têm aproveitado essa onda para montar um espaço para atender clientes em casa.

A diferença da concorrência acirrada pode ser conquistada através de um atendimento de qualidade, desde uma resposta rápida no whatsapp até a recepção do cliente em um ambiente agradável.

Depois é só manter a fidelidade dos clientes através de bons cupons de descontos e cartão fidelidade. Uma vez que eles confiam em você, vão querer fechar contigo sempre! 

Ainda mais nesse nicho da estética , onde infelizmente ocorrem muitos acidentes por conta da imprudência de certos “profissionais”.

Agora é hora de entrar em ação e colocar todas as dicas deste artigo para fazer o seu negócio de estética e beleza prosperar!

Passe na nossa seção completa sobre Estética e Beleza para ler mais insights como esse!

Até a próxima!

Trabalho na Justiça Eleitoral do Brasil e amo falar sobre empreendedorismo e finanças. Tenho formação na área de Tecnologia da Informação,porém também fiz cursos livres sobre Marketing Digital & E-commerce e Mercado Financeiro. As pautas de Culinária , Artesanato e Estética & Beleza e Saúde & Bem-Estar conto com ajuda de parceiros especializados para levar o melhor conteúdo até você!

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