Segmentar os nichos de mercado é essencial dentro de uma estratégia efetiva de marketing digital. Assim, é possível atingir um público alvo específico que tem interesse no tipo de produto que você está divulgando.
Saber fazer esse filtro é muito importante para não ter gastos excessivos com anúncios com quem mal vai abrir sua página de vendas para ver a sua oferta.
Também é importante para subir no ranking de busca orgânica, pois o Google vai entender exatamente o que você oferece aos visitantes,
Continue comigo até o final deste artigo ,pois você vai aprender de uma vez por todas a escolher a segmentação correta para o seu nicho e colherá melhores resultados!
Entendendo os nichos de mercado
Os grandes nichos costumam ser dominados pelas grandes empresas, e é muito difícil para nós,meros mortais, competir com elas. Segue abaixo os principais nichos de mercado:
- Finanças, negócios e investimento,
- Saúde e bem-estar,
- Educação;
- Viagens;
- Pets;
- Esportes;
- Moda;
- Marketing digital
- Relacionamento
- Tecnologia
- Culinária Doce e Salgada
- Estética e Beleza
Listei 12 nichos genéricos principais,mas existem muitos outros no mercado.Dentro de cada um deles podemos encontrar diversos subnichos que é onde nós, pequenos empreendedores, podemos nos destacar!
O que seriam os subnichos?
Subnicho é uma forma de afunilar um nicho de tal forma que você encontre o interesse específico do cliente.
Segue abaixo um ótimo exemplo que vai consolidar este entendimento:
Veja que o nicho de investimento se dividiu em 2 subnichos de investimentos: ações e renda fixa.
Ambos ainda podem ser divididos em 4 modalidades de investimento, cada um com seu público específico.
O investidor de renda fixa tem um perfil conservador, já o de ações aceitar é um investidor mais arrojado, que aceita o risco de perder dinheiro.
Uma abordagem genérica, pode atingir um público alvo errado, que não tem o perfil que se interessaria pelo seu produto, dificultando a realização da venda.
Quanto mais você afunilar o subnicho, menos pessoas serão atingidas na busca orgânica ou nas suas campanhas.Porém, menos é mais! Já ouviu esse ditado? aqui ele funciona muito bem, ainda mais quando você está pagando para clicarem nos seus anúncios!
Como filtrar seu nicho corretamente
Existem diferentes técnicas para atingir o público alvo ideal no seu nicho de atuação. Vamos falar um pouco sobre todas elas:
Definição da Persona
Aqui você já elimina muita gente no seu funil de vendas, pois estará definindo as características principais do seu cliente. Por exemplo, mulheres procuram muito mais produtos no nicho de emagrecimento.
Produtos para calvície são procurados por homens entre 35 e 65 ou + , concorda comigo? Deixar sua campanha aberta para rapazes de 18 anos terá um custo maior,pois não haverá interesse no produto.
SEO é ideal para tráfego orgânico:
Seu blog ou site deve conter as palavras-chaves corretas pesquisadas pelo seu público.
Principalmente as de cauda longa, que formam uma frase que diz muito sobre o que o lead está pensando.
Também é fundamental usar as técnicas de SEO para produzir seus textos. Isto vai ajudar a subir suas páginas no ranking do Google e cada vez mais seu site aparecerá nos primeiros resultados de busca.
Ajuste fino na plataforma de tráfego pago
Com apenas alguns cliques você ajusta o perfil do público que você quer atingir nas plataformas de tráfego pago, como o Facebook Ads e Google Ads.
É possível configurar para mostrar seus anúncios para público masculino ou feminino, faixa etária, regiões do país, horários específicos e muito mais.
Apesar de tanta personalização,muitos não sabem como operar a plataforma por falta de capacitação e acabam saindo no prejuízo de tanto trabalhar na tentativa e erro.
O fato de não ter uma persona bem definida para o produto dificulta ainda mais o ajuste fino na plataforma.
Segmentação correta nas redes sociais
Vale também a estratégia das palavras-chaves corretas no perfil, nas postagens e nas imagens.
Definir corretamente a segmentação nas configurações internas do perfil também é importante.
Os algoritmos das redes sociais são inteligentes o suficiente para aprender o comportamento do público que reage às suas postagens.
O ser humano se relaciona com base em afinidade, e com este entendimento, ele trabalha em busca de perfis semelhantes, que têm potencial para engajar com a sua marca.
Saia da concorrência com a estratégia do oceano azul
Quando você busca preencher lacunas do mercado através dos subnichos, na verdade você está trabalhando a estratégia do oceano azul, livrando-se da concorrência.
No livro “A estratégia do Oceano Azul” os autores, W. Chan Kim e Renée Mauborgne fazem uma analogia ao mar vermelho, sendo um lugar de disputa entre as organizações brigando por um lugar ao sol, dividindo comida e espaço.
Já o mar azul é um lugar límpido e inexplorado, sem grandes perigos , onde o empreendedor pode inovar e tomar grande espaço para si.
Em nichos muito concorridos, torna-se difícil ranquear as páginas, mesmo que o SEO esteja impecável. No tráfego pago, os cliques em certas palavras-chaves que expressam desejo de compra custam em média R$3 reais, um absurdo! Se o seu produto tem um uma comissão pequena, acaba se tornando inviável.
É preciso saber trabalhar profissionalmente neste mercado, conhecendo a jornada do cliente até o momento de compra , segmentando muito bem o nicho e estruturando adequadamente o seu funil de vendas.
Espero que você tenha aprendido muito sobre nichos de mercado com essa leitura.
Um forte abraço e até a próxima!
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