Não há tempo certo para empreender e a terceira idade pode ser uma fase de grandes oportunidades para quem deseja abrir seu pequeno negócio.
Com a experiência de vida e conhecimentos acumulados ao longo dos anos, os empreendedores dessa faixa etária têm isso como diferencial que pode ser decisivo para o sucesso do seu novo empreendimento.
Neste texto vou te convencer o porquê você deveria considerar abrir um negócio , mesmo depois dos 50 anos de idade.
Confira comigo!
Porque empreender na terceira idade?
Você pode dar vida à sua terceira idade buscando novos desafios e conquistando uma realização pessoal ao abrir um negócio em um nicho que gostaria de trabalhar.
Também sabemos que a aposentadoria paga pelo governo não é suficiente para suprir todos os custos de vida e muito menos um convênio médico nessa faixa etária.
O fato de ter uma renda extra que complemente o ordenado do mês o deixará mais despreocupado com o “dia do amanhã” e poderá até gastar com alguns “mimos” ou até mesmo viagens, porque não?
Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae de Minas, mais de 650 mil idosos estão atuando como empreendedores hoje e 10,8% dos entrevistados que ainda não ingressaram nessa jornada, dizem que tem vontade!
Sua experiência é o diferencial
Sua jornada no mercado de trabalho de muitas experiências e aprendizados pode ser um diferencial e tanto na gestão do seu negócio. Isso lhe trará mais facilidade para lidar com desafios, gerenciar pessoas e tomar decisões estratégicas.
Você também poderá exercer a prática de ensinar ao próximo os seus conhecimentos, e ao mesmo tempo, ter contato com pessoas mais jovens que estão antenadas a esse mundo conectado e levar algum aprendizado também.
Negócios que cai bem na terceira idade
Agora recomendar alguns tipos de negócios que são mais adequados na terceira idade, veja comigo:
Vender Artesanato
O nicho do artesanato ganhou força novamente, pois tem sido possível divulgar os trabalhos nas redes sociais e em sites na internet.
Muitas mulheres estão conseguindo ter uma segunda renda trabalhando com encomendas em casa.
Além da agulha e linha, uma das ferramentas chaves desse tipo de negócio é o Instagram e o Whatsapp comercial, onde é possível divulgar e se comunicar com a clientela.
Culinária doce ou salgada
A tendência de vendas via delivery já vinha crescendo nos últimos anos, mas após a pandemia do Covid-19 houve um aumento exponencial devido às medidas de isolamento.
Mesmo após a crise, o delivery acabou sendo o novo normal e isso beneficiou muitos pequenos negócios, que conseguem preparar alimentos tanto da culinária doce, como da culinária salgada da cozinha de suas casas e vender aos seus clientes.
Um negócio de cozinha é uma boa opção para empreender durante a terceira idade, pois também pode servir como um hobbie para quem ama cozinhar.
Estética & Beleza
O que não falta é opções para empreender no mercado de estética, que também está sempre em alta. Se você fez um bom “network” ao longo da vida, ou seja, bastante amizades, pode conseguir uma carteira de clientes fiéis rapidamente nesse nicho.
O bom é que dá para trabalhar em casa mesmo, fazendo unhas, design de sobrancelhas, depilação com cera e até massoterapia!
Aqui no site temos uma seção completa que fala de todas as possibilidades de se trabalhar com estética, clique aqui e confira.
Desafios de empreender na terceira idade
A forma de fazer negócio vem mudando nos últimos anos. Hoje, as pessoas costumam pesquisar produtos e serviços pela internet, logo, o uso da tecnologia para conduzir o negócio pode ser um desafio para quem tem mais de 50 anos.
Será preciso um pouco mais de força de vontade para aprender a lidar com celulares, computadores, internet e seus sistemas. O ideal é buscar qualificação profissional especializada para a terceira idade para essa inclusão digital.
A adaptação a mudanças abruptas que ocorrem no mercado, o que faz novas tendências surgirem rapidamente também pode ser um desafio.
Conclusão
Enquanto alguns acham que a terceira idade é o fim da linha da vida, muitos estão encontrando novas inspirações para gastar a energia que resta em um empreendimento que traga satisfação pessoal e , principalmente, um complemento à aposentadoria.
No site Receita Home Office incentivamos o empreendedorismo em todas as idades e publicamos semanalmente artigos relevantes que contribuem com o crescimento, principalmente do microempreendedor individual (MEI).
Espero que tenha gostado desse texto e que ele traga novos insights para você empreender em casa!
Até a próxima!
Foto de RODNAE Productions
Comments are closed.