O Facebook Ads é o meio mais utilizado pelos afiliados para fazer estratégias de tráfego pago para vender infoprodutos de terceiros em troca de uma boa comissão.
Nesse meio existem muitos afiliados iniciantes tentando aprender na “tentativa e erro” e muitas vezes tomando bloqueio da plataforma devido à violação de alguma política.
Se você está lendo este artigo, é porque está na linha de largada para começar a usar essa poderosa ferramenta de anúncios, estou certo?
Para evitar frustrações, recomendo a leitura deste texto até o final, pois vou revelar toda a nossa experiência com o facebook, que não foi fácil ! Também vou explicar conceitos importantes que muitos estão cobrando por aí e aqui você vai obter de graça!
Vamos lá?
Facebook Ads – O que é?
O facebook Ads ou Meta Ads, conforme nova nomenclatura da empresa de Mark Zuckerberg é uma ferramenta de veiculação de anúncios nas duas redes sociais mais utilizadas do mundo: Facebook e Instagram.
A criação dos anúncios é feita em uma plataforma chamada de “Gerenciador de anúncios”, onde é possível fazer o upload das imagens e/ ou vídeos que fazem parte da sua campanha publicitária, além de definir seus públicos alvos, entre outras configurações.
Diferente do tráfego orgânico, no qual você fica refém do algoritmo da plataforma entregar seus conteúdos, veremos mais à frente que , com facebook ads, você consegue alcançar milhares de pessoas de forma segmentada.
Pré-requisitos para anunciar no Facebook Ads
Para criar seu primeiro anúncio, você precisa ter uma conta no Facebook e uma página comercial publicada, que automaticamente dará acesso ao gerenciador de anúncios.
De preferência, utilize um perfil que tenha um bom histórico de utilização da plataforma, pois contas novas, que já começam a anunciar logo que são criadas, levanta suspeitas e geralmente são bloqueadas em poucos dias de utilização.
Verificação de conta
Uma coisa que muitos afiliados iniciantes deixam para depois é a verificação de conta do gerenciador de anúncios.
Vire e mexe a plataforma mostra uma notificação bem clara na parte superior, mas como o acesso ainda está normal, o “jeitinho brasileiro” de deixar para a última hora fala mais alto.
Até que chega o dia em que o afiliado está performando suas campanhas e do nada recebe a notificação de conta bloqueada. Quem nunca viveu essa história , nunca usou Facebook Ads! Até nós, do Receita Home Office, já passamos por isso!
Então, fica aqui o primeiro ensinamento! Mesmo você que já tem uma conta no Facebook há 10 anos , quando fizer seu primeiro acesso ao gerenciador de anúncios, já acesse o menu “Qualidade da Conta” e envie a documentação necessária!
Se for anunciar como pessoa física, será exigido o envio de alguma documentação pessoal, como RG, CNH ou passaporte. Já se for empresa, será exigido o contrato social , comprovante de endereço comercial e outras identificações fiscais.
Tenha em mente uma coisa: O Facebook é uma empresa americana! De lá vem uma cultura rigorosa sobre pagamento de impostos e políticas de uso, logo , para lançar as notas fiscais corretamente e ficar em dia com a legislação brasileira, eles precisam das informações fiscais dos clientes.
Caso não haja colaboração da sua parte, não tem conversa! Eles vão bloquear a sua conta e para reaver o acesso é muito mais difícil. Muitos até desistem e preferem criar outra conta.
Anunciando no Facebook Ads
Anunciar no Facebook e Instagram tem suas peculiaridades , pois os usuários não estão nessas redes sociais desejando ver publicidade , mas sim consumir o conteúdo postado pelos seus amigos, familiares , perfis de famosos, etc.
Por esse motivo, o ideal é que seu anúncio use os conceitos de “native ads”, confira:
Entendendo Native Ads
Anúncios nativos, traduzindo para o português, é uma forma de fazer publicidade sem transparecer que o usuário está vendo um anúncio.
Esse conceito é baseado nas estratégias de inbound marketing, que usa metodologia de marketing de conteúdo para influenciar e engajar clientes com um produto ou marca.
Um anúncio de vídeo mostrando os benefícios do produto sendo utilizado é mais efetivo para atrair o clique do usuário do que uma imagem com preço destacado indicando uma promoção.
No caso de infoprodutos, que são mais divulgados por afiliados, uma das formas de criar anúncios nativos é explorar o gatilho da prova social ou da história com depoimentos de alunos e fotos de resultados.
Criação do anúncio na prática
Uma vez que você tenha encontrado um criativo com elementos “native”, você deve acessar o gerenciador de anúncios para fazer a criação da sua campanha.
Veja uma imagem da nossa conta do Receita Home Office que mostra como é a “cara” dele:
Perceba que existem três abas na parte superior com as seguintes nomenclaturas: Campanha, conjuntos de anúncios e anúncios.
Na verdade esse esquema funciona como uma hierarquia da seguinte forma:
Nível de campanha
É definido o objetivo da campanha (venda , por exemplo) e orçamento que deve ser gasto por dia, basicamente.
Nível de conjunto de anúncios
Nesta fase é definido o evento de conversão a ser otimizado (compra, por exemplo), todo o detalhamento de público alvo a ser atingido e o posicionamento dos anúncios.
Nível de anúncios
Por fim, aqui é feito o upload da imagem ou vídeo do anúncio, bem como a escrita do texto acima deles (copy). Também é definido os títulos e o link de destino do anúncio, que geralmente é a página de vendas do produto.
Criativo do anúncio
Criativo nada mais é que a imagem ou vídeo que será exibido no seu anúncio. O ideal é que sejam feitos pelo menos 2 modelos diferentes para que a ferramenta consiga fazer um teste A/B, que trata-se de uma medição de performance entre um e outro.
Aquele que ganhar mais cliques e engajamento do público será exibido com mais frequência.
Tamanhos ideais dos criativos
Ao fazer o upload de uma imagem ou vídeo, a Meta exibirá o seu anúncio em vários locais do Facebook e Instagram, que exigem tamanhos de imagens diferentes.
É possível subir um arquivo único e usar as ferramentas de recorte do próprio gerenciador de anúncios, mas se quiser fazer algo mais profissional, você pode os criativos com os tamanhos adequados, veja quais são:
- Feed de notícias – 1080 x 1080 pixels
- Reels: 1080 x 1920 pixels
- Story: 1080 x 1920 pixels
Também existem os seguintes locais que aceitam apenas imagens:
- Explorar do Instagram
- Coluna da direita do Facebook
- Loja do Instagram
Esses locais são pouco relevantes, portanto recomendo usar um recorte da imagem ou vídeo do seu criativo usando a própria ferramenta de corte do gerenciador de anúncios.
Clique a clique x Estratégia
Quando você tiver acesso ao gerenciador de anúncios, você vai ver que o clique-a-clique na plataforma é bem intuitivo para fazer a criação dos anúncios, no entanto é preciso ter uma estratégia de marketing bem definida antes desse estágio.
Seu anúncio quer atingir um público quente ou frio? Em que etapa do funil de vendas ele está? Se você nunca ouviu falar desse assunto, estude gratuitamente em outro artigo do nosso site, confira:
Ademais, o aprendizado do clique-a-clique no gerenciador de anúncios se torna melhor através de um vídeo. Em breve gravarei uma aula e colocarei aqui neste artigo!
Vamos seguir com outros assuntos de suma importância!
“Chega mais…”
Respeito às políticas do Facebook
Mesmo que as informações fiscais estejam corretas, isso não lhe dá direito de anunciar qualquer coisa nas redes sociais da Meta (antigo Facebook -vai se acostumando rs).
De forma resumida, veja o que é proibido anunciar no facebook e que pode ser motivo de bloqueio de conta:
Conteúdo inaceitável
- Produtos e serviços ilegais
- Desinformação
- Desencorajar a vacinação
- Práticas discriminatórias
- Conteúdo provocador
- Movimentos sociais militarizados e redes conspiratórias que incentivam a violência
Conteúdo enganoso
- Práticas de negócios inaceitáveis
- Práticas fraudulentas e enganosas
- Resultados não realistas (promessas)
- Burla de sistemas
- Produtos e serviços financeiros proibidos
- Spyware ou Malware
- Funcionalidade inexistente (botão no anúncio)
Conteúdo perigoso
- Substâncias perigosas
- Armas , munições ou explosivos
- Tabaco e produtos relacionados
Conteúdo questionável
- Conteúdo adulto
- Gramática e linguagem ofensiva
- Conteúdo de baixa qualidade ou perturbador
- Atributos pessoais (de alguém)
- Conteúdo sensacionalista
- Exploração comercial de crises e eventos polêmicos
- Saúde pessoal e aparência
- Venda de partes do corpo
Ainda existem outras políticas,mas estas elencadas são as mais pertinentes ao nosso estudo deste artigo. Imagino que deve ter percebido que basta o cidadão ter bom senso que automaticamente respeitará muitas delas.
Falso positivo de violação de política
O cuidado que você precisa ter é com o algoritmo do facebook que, às vezes, pode não interpretar da maneira correta alguma imagem ou expressão escrita e acaba detectando uma falsa violação de política, por exemplo:
- Uma foto de antes e depois de um produto de emagrecimento, mesmo que seja um método comprovado, tem grandes chances de cair na política de “resultados não realistas”
- Escrever “venha aproveitar uma “#& put@ #&” promoção que está sendo lançada”, por mais que não tenha sentido ofensivo, a palavra destacada pode gerar problemas na aprovação do seu anúncio.
Isso é chato,pois você precisa mandar o anúncio para análise, o que geralmente demora e o excesso de apontamentos de política pelo algoritmo pode ser motivo de suspensão da conta.
O Facebook sempre está atualizando o gerenciador de anúncios e lançando novas políticas de uso, a fim de melhorar tanto a experiência do usuário da rede social, quanto do anunciante.
Com isso, a rejeição de anúncios por falsa violação de política tem diminuído bastante, mas é bom conhecer esses macetes para evitar ao máximo qualquer sinalização negativa na plataforma.
Retorno financeiro com Facebook Ads
Muitos afiliados procuram o Facebook Ads, pois ouviram em algum lugar a promessa de ganhos rápidos e fáceis, mas não é bem por aí!
Essa ferramenta tem um potencial enorme de mostrar o anúncio do produto que você está promovendo para um público com grande probabilidade de compra, no entanto, após o clique no anúncio é preciso outros elementos importantes, como:
- Uma página de vendas persuasiva, de preferência, com um vídeo de vendas que promova a transformação que o produto pode proporcionar ao possível cliente.
- Se o objetivo for a coleta de lead (nome e email) , deve haver uma isca digital como recompensa, como um ebook, vídeo aula ou workshop que despertem o interesse.
- Um funil de vendas bem estruturado, que trabalhe estratégias de e-mail marketing, contato via whatsapp e remarketing para abandono de carrinho.
Por isso é muito importante saber como escolher bons produtos para se afiliar e promover com tráfego pago, senão você pode acabar tendo prejuízos.
Confira um guia completo para afiliados iniciantes que já publicamos aqui no blog para aprender a como selecionar e promover os melhores produtos das plataformas de afiliação.
Entendendo os Públicos Alvos do Facebook Ads
Se tem um algoritmo que entende de público alvo é o do Facebook Ads. Digo isso porque ele coleta dados de todos os comportamentos dos usuários que usam suas redes sociais, que incluem o Facebook, Instagram e recentemente o Whatsapp.
A cada post, curtida, comentário ou compartilhamento , ele vai entendendo os interesses dos usuários, além disso, diversos sites da internet possuem um código do facebook chamado pixel, que coleta vários comportamentos, o mais precioso deles: a compra.
A capacidade de análise de dados é tão surreal que ele consegue encontrar públicos semelhantes aos compradores de praticamente qualquer produto, o que gera a oportunidade de escala de vendas.
Confira agora os tipos mais comuns de públicos utilizados pelos afiliados:
Visitantes do site
De longe esse, esse tipo de público é o mais utilizado, pois é possível instalar aquele código Pixel do Facebook na estrutura do seu site para que ele consiga coletar eventos, como a visualização das páginas, desistência do carrinho de compras (checkout), inscrição de leads, a efetiva compra de produtos, sejam físicos ou digitais e outros mais.
Com esses dados em mãos, o dono do site pode criar uma oferta para impactar o cliente novamente nas redes sociais com os chamados anúncios de remaketing.
Além desta estratégia, também é possível usar várias outras, como o impulsionamento de produtos novos e lançamento de promoções.
Lista de clientes
Também chamada de “lookalike” pelos mais íntimos do marketing digital, neste tipo de público é feito o upload de uma base de e-mails (geralmente) dos clientes que já compraram o produto ou se tornaram lead da marca.
Em geral, essa lista é usada para criar um público semelhante, onde o facebook faz uma varredura na sua gigantesca base de usuários para encontrar pessoas com o mesmo perfil de compra dos clientes da sua empresa.
Públicos de envolvimento
Este é o público ideal para quem tem página no facebook ou conta no instagram com um grande número de curtidas e seguidores. Com ele, é possível anunciar especificamente para quem engajou com o perfil, página ou publicação, conforme as estratégias de marketing definidas por você, veja uma imagem com algumas possibilidades:
Direcionamento detalhado e dados demográficos
Juntos com os públicos citamos acima, você pode segmentar suas campanhas de anúncios das seguintes formas:
- Gênero: É possível configurar o anúncio para exibir apenas para mulheres,por exemplo
- Idade: Você pode definir uma faixa etária entre 13 e 65 ou mais que pode visualizar sua propaganda.
- Localização: É possível restringir o anúncio para aparecer somente para pessoas que moram em determinado estado, cidade e até bairro (ideal para negócios locais).
- Interesses: É possível atingir pessoas que curtiram posts e páginas relacionadas ao nicho do seu produto, por exemplo – artesanato.
Quanto mais informações do seu público alvo você conseguir lançar na plataforma, mais rápido o algoritmo do Facebook conseguirá alcançar usuários semelhantes que têm grande probabilidade de comprar o produto que você está promovendo como afiliado.
Interpretando as métricas do Facebook Ads
Uma vez que você esteja com uma campanha rodando no gerenciador de anúncios, é preciso acompanhar e entender as métricas para tomadas de decisão.
A princípio, vamos estudar as três principais que exigem medidas rápidas na sua campanha, vem comigo!
CTR ( taxa de cliques)
CTR é medido em porcentagem e representa quantas vezes os usuários clicaram no seu anúncio nas vezes em que ele foi exibido (impressões).
Se o seu anúncio está sendo impresso na tela do celular da galera, mas não está despertando o interesse de clicar e ver a oferta, o seu CTR será mais baixo. O mesmo acontece com o inverso: se o criativo está chamativo e o público bem segmentado, as chances são de ter mais cliques e ,consequentemente, CTR mais alto!
A média dos anunciantes é de que o CTR fica em torno de 1% , mas pelas nossas experiências é possível alcançar até 2,5% com bons criativos.
Então fica o alerta! É bem provável que a taxa de CTR abaixo de 1% quer dizer que a imagem ou vídeo do anúncio não está convincente ou, em segundo lugar, o público alvo não está bem definido.
Custo por mil impressões (CPM)
Para mostrar o anúncio na tela dos usuários mil vezes, é cobrada uma tarifa pelo facebook que vai variar de acordo com a disputa no leilão pelo público alvo que você está anunciando.
Funciona assim: Se muitas pessoas estão usando o mesmo público alvo para anunciar, o CPM vai custar mais caro! Já se houver pouca concorrência, o preço fica mais barato.
Outro fator que impacta no valor cobrado pelo CPM é o tamanho do público. Quanto mais limites de idade, sexo, regiões , e interesses for colocado, menor ficará o público e, consequentemente o CPM ficará mais caro.
É preciso se preocupar com essa métrica somente se o produto não estiver vendendo, pois a definição do público alvo é um ponto vital da campanha para encontrar o público comprador.
Finalização de compra iniciada (initiate checkout)
Esta métrica quer dizer muita coisa na sua campanha de marketing, pois o cliente passou por duas fases:
- O anúncio despertou o interesse e conquistou o clique dele.
- A persuasão da página de vendas levou-o a decidir comprar quase comprar o produto.
No item 2 , eu disse quase porque na hora do preenchimento dos dados de pagamento, como o número do cartão de crédito, o possível cliente abandonou a página.
Esse comportamento pode ter acontecido por muitos motivos, mas essa “quase compra” é um evento coletado pelo Facebook e que pode ser trabalho com anúncios de remarketing para aparecer novamente com uma nova oferta para esse potencial cliente!
Muitos clientes chegando na fase do carrinho é sinal que está tudo bem com o seu anúncio e o produto provavelmente tem uma promessa muito boa, no entanto é preciso que o fluxo de compras também esteja sendo realizado, senão é sinal de que o produto pode estar com um preço não aceitável.
Evento de conversão
Em geral, a conversão é associada ao evento de compra do produto, mas ela também pode ser associada a outros objetivos de campanha, como a conquista de um cadastro de um lead , por exemplo.
É um evento que simboliza o estágio final de uma estratégia de marketing no facebook ads, pois atingiu seu objetivo.
Outras métricas
As métricas citadas acima são indicadores chaves de performance da sua campanha, mas também existem outras como as de engajamento, custo por clique, frequência, etc.
São medidas que trazem uma noção de como o público está interagindo com o anúncio. Quando mais parecido ele estiver com uma publicação normal (conceito de native ads), mais os usuários vão curtir, comentar e compartilhar.
Isso é ótimo porque acaba acionando os gatilhos mentais da curiosidade e, ao mesmo tempo, o da prova social nas pessoas que passam a seguir a “manada”.
Síntese de conhecimento
O Facebook ainda é a rede social mais utilizada no mundo com 2,9 bilhões de usuários ativos mensais.
O Whatsapp e Instagram, ambos também da empresa Meta, só perdem para o Youtube, que é o segundo colocado.
Isso mostra que essas redes sociais têm uma riqueza muito grande de dados e comportamentos dos usuários para traçar perfis de possíveis compradores do seu produto.
No entanto, é preciso saber as melhores práticas de criação de anúncios e definir muito bem o seu público alvo atingir em cheio seus futuros clientes.
Outrossim, é a apresentação da documentação de identificação necessária e respeitar as políticas de uso para evitar bloqueios e ter longevidade dentro da plataforma.
Só para você ter uma noção, segundo o documentário “Privacidade Hackeada”, da Netflix, a campanha do presidente Trump, nos Estados Unidos, gastou cerca de 1 milhão de dólares por dia com anúncios no Facebook para impactar possíveis eleitores que ainda estavam em dúvida em quem votar naquele pleito americano de 2016.
Não querendo atrelar nosso aprendizado à política, mas se a alta cúpula de políticos americanos confiam na empresa Meta para conduzir suas campanhas é porque ela dá algum resultado, concorda?
Espero que eu tenha passado meu humilde conhecimento sobre Facebook Ads para você.
Saiba que o aprendizado continua!
Crie sua conta no gerenciador de anúncios, explore a plataforma e leia todas as políticas antes de criar qualquer anúncio!
Te encontro no artigo: Marketing de Afiliados: Guia completo para iniciantes!
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