Tá precisando fazer uma grana extra e não sabe como? Se você já tem certo gosto por cozinhar, abrir um negócio de comida pode ser uma ótima opção para ter uma renda.
A indústria alimentícia foi a única que conseguiu superar os desafios de se manter firme durante a pandemia, mesmo com as medidas de isolamento impostas pelo governo. Para conseguir essa proeza, muitos comércios tiveram que se adaptar para entregar via delivery, pois essa era a única opção.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre os impactos da pandemia, aponta que o ramo alimentício foi o que mais inovou, com 53% dos negócios criando serviços ou produtos novos. Isso mostra que não só a indústria, mas também pequenos empreendedores conseguiram se adaptar ao novo normal rapidamente.
Empreender na área da culinária tem grandes chances de sucesso, pois comer é uma necessidade básica do ser humano, não tem jeito!
Mas para fazer o negócio de comida dar certo, é preciso cuidar de outros elementos importante que veremos a partir de agora…
Continua comigo!
O que precisa para começar?
Existem alguns passos que são fundamentais para começar um negócio no ramo alimentício. Vamos ver quais são eles? Olha aí!
Definir o nicho
Não existe um único tipo de comida, certo? Por isso, é importante definir com qual tipo de alimentos você deseja trabalhar. Afinal, os investimentos são diferentes, assim como o modo de operar e até mesmo os materiais necessários.
Hoje encontramos comércios de pizzas, lanches, doces, comidas orientais, esfihas e muito mais. Ou seja: é uma área muito ampla.
Além disso, para ter qualidade, não dá para fazer de tudo um pouco, né? O ideal é escolher algo que você tenha afinidade e domine na cozinha, porque dessa maneira as chances de errar são baixas.
Spoiler: Continua a leitura que logo irei dar dicas importantes sobre os nichos.
Definir o público
Assim como os nichos, embora o público seja um pouco mais abrangente, você também não vai cozinhar para todos os tipos de pessoas e classes, correto?
Identificar qual é o seu público e quem vai comprar seus produtos é importante para que você possa direcionar seus serviços para aquelas pessoas na hora da divulgação.
Assim, você consegue oferecer seus produtos para o público correto, sem perder tempo com aqueles que não tem interesse nos seus serviços.
Escolha uma boa localização
Se você pretende abrir um negócio fora da sua casa, preze por um estabelecimento bem localizado. De nada adianta uma comida gostosa, se ninguém sabe onde fica.
Pense estrategicamente, considerando os lugares com maior movimento de pessoas. Quem sabe no centro da cidade, perto das escolas, na feira, em uma avenida ou em um centro comercial? São muitas as opções disponíveis.
Conheça seus concorrentes
Nesse momento, seus concorrentes serão os seus melhores amigos. E eu não estou falando, de fato, em fazer amizades, mas sim de entender como que outros restaurantes trabalham.
Principalmente no começo, entender o modo de produção de um comércio de alimentos, saber como ele vende, quais são seus pontos fortes e onde ele peca, vão te ajudar a escolher as suas próprias estratégias de venda.
Pois assim, você já sabe o que funciona e o que não funciona e pode aplicar tudo isso no seu negócio.
Defina os meios de pagamento
As formas de pagamento também são muito importantes. É sempre bom conseguir atender pelo menos as formas convencionais, e, se puder, adicione formas diferentes para realizar o pagamento, como por exemplo, o Whatsapp Payments. Isso será um ótimo diferencial para o seu negócio de comida.
Ah! E um fator que muitos não se atentam, mas que é fundamental, é ter uma boa internet para conseguir usar a máquina de cartão. Fala sério, não tem coisa mais chata do que ir realizar um pagamento e precisar ficar esperando porque a internet não está dando conta, né?
Monte o cardápio
Ter o cardápio pronto, mesmo antes de abrir o seu negócio, é um modo de se organizar.
Tendo os pratos que vai vender já escolhidos, você saberá quais ingredientes comprar, sem perder tempo e investir em produtos desnecessários. Isso também te auxilia na hora de precificar os alimentos.
Lembrando: ter um fornecedor de confiança, com quem você pode sempre contar, é bem interessante. Assim, você consegue os melhores preços e os produtos de maior qualidade e, caso haja algum imprevisto e falte ingredientes, seu fornecedor pode levar até você.
Saiba como atender
Depois dos ingredientes de boa qualidade e organização, o atendimento é um fator decisivo para o cliente voltar ou não a comprar com você.
Por isso, esteja sempre disposto a ouvir o pedido do seu cliente e, mesmo que seja uma reclamação, faça o máximo para que tudo fique bem e seja resolvido.
O atendimento é tão importante, que nós até disponibilizamos um curso gratuito de como oferecer um atendimento de excelência ao seu cliente, clique aqui e faça já!
Quais tipos de comida vender?
Como já falei anteriormente, se você puder escolher um tipo de comida com o qual já esteja familiarizada, as chances de algo dar errado são bem menores.
Mas, se mesmo assim você ainda fica em dúvida, vou te apresentar alguns nichos do ramo alimentício que você pode trabalhar, dá uma olhada!
Comida Caseira
Fala pra mim, quem não ama uma comidinha caseira e feita na hora? As comidas caseiras fazem muito sucesso. Inúmeras pessoas que trabalham longe de casa, não levam marmita e precisam almoçar, dificilmente optam por lanches, e sim por uma comida caseira e gostosa.
É um tipo de comida que atrai muitos clientes, principalmente se o estabelecimento estiver bem localizado e próximo às empresas.
Inclusive, já temos um artigo sobre como montar um restaurante de comida caseira, clica aqui e vai lá dar uma lida!
Bolos caseiros
Ainda no assunto “caseiros”, os bolos caseiros também vendem muito. São receitas simples de se fazer, como o famoso bolo de cenoura com chocolate ou o de fubá com goiabada.
Embora sejam simples, muitas pessoas compram pois remetem a uma memória afetiva, como um bolinho de vó mesmo, sabe?
Existem combinações simples e deliciosas para você fazer, seja para comer no café da tarde, ou no café da manhã.
Além disso, um diferencial pode ser os tamanhos dos bolos. Você pode vender bolos menores, médios e grandes, para que seus clientes escolham a opção que for mais viável de acordo com o seu apetite ou quantidade de pessoas que irão comer.
Doces
Os docinhos são sempre bem vindos na vida de qualquer um, não é mesmo? E também é uma área que te dá muitas opções para trabalhar e, principalmente, inovar.
Sobre os doces, você pode vender de churros até bolos de pote, você que escolhe! Basta conhecer seu público e entender o que eles mais gostam.
Os bolos de pote e copos da felicidade são ótimos, pois existem muitos recheios diferentes. Inclusive, você pode deixar até uma opção no cardápio de “monte o seu”, tenho certeza que vai fazer muito sucesso.
Você pode usar a sua criatividade para produzir os doces, e se quiser mais algumas dicas sobre quais fazer, dá uma lida nesse artigo! Tenho certeza que você vai gostar!
Pães
Seguindo o público que gosta de comprar bolos para o café da manhã e da tarde, tem aqueles que preferem pães caseiros.
As possibilidades são infinitas, pães doces, salgados, recheados com calabresa, alho poró… Dá para abusar da criatividade e criar pães fantásticos para vender!
Lanche Artesanal
A cada dia que passa os fast foods e os famosos “podrões”, estão perdendo seus lugares para os lanches artesanais. São lanches mais rústicos, com hambúrguer de carne maior e alguns, até feitos na hora.
Isso muda completamente a experiência do cliente e, além de ser mais gostoso para alguns, proporciona uma experiência diferente ao comer lanches.
Comidas para alérgicos
São raros os locais que fazem comidas e doces para pessoas intolerantes a lactose ou celíacos e elas também merecem comer uma comida gostosa, certo?
E já que quase não existem negócios de comida para essas pessoas, por que não abrir um?
Claro, você vai precisar investir em cursos e estudar para não colocar a saúde de ninguém em risco, mas é um investimento que, além de estar incluindo muitas pessoas, também vai te trazer um retorno financeiro muito bom!
Marmitas Congeladas
Sejam elas fit ou não, pessoas que têm uma rotina muito corrida e buscam economizar tempo e dinheiro na alimentação, compram marmitas para congelar e, durante a semana, ir descongelando e comendo.
Ter as marmitas já prontas, só para descongelar e comer, é uma facilidade que gente ocupada procura adquirir, então é um bom negócio também.
E falando em congelados, aqui no blog tem um artigo sobre como vender lasanhas. Nele tem um tópico só sobre lasanhas congeladas, que pode ser muito útil se você escolher seguir esse caminho!
E claro, eu dou dicas de alguns artigos que considero que podem ser úteis, mas, se você entrar na página inicial, na aba de culinária, você vai encontrar muitos outros artigos interessantes e que também podem te ajudar!
Não se esqueça do delivery
O delivery é um diferencial quase que obrigatório se quiser ter um sucesso maior ainda nas suas vendas.
Hoje a grande maioria dos negócios de comida fazem delivery, a não ser restaurantes muito antigos e tradicionais.
Principalmente para quem está começando, o delivery ajuda muito, pois permite alcançar um público que sem a opção de entrega, não alcançaria.
Você pode começar com você mesmo fazendo as entregas, talvez com o seu carro ou sua moto e depois que conseguir mais dinheiro, contratar um motoboy próprio.
Ou então, fazer o cadastro do seu negócio no Ifood, pois ele mesmo já tem seus motoboys, se quiser saber mais de como pode fazer isso, é só acessar o nosso artigo sobre como vender no ifood!
Conclusão
O mercado de culinária é extenso e cheio de opções, as quais é possível trabalhar. Como a comida é algo essencial, dificilmente você vai ficar sem serviço.
Nessa área, tanto os doces quanto os salgados são capazes de tornar um pequeno estabelecimento em um grande negócio.
Mas é preciso saber se destacar, fazer pesquisas de mercado, planejar e se organizar de maneira que dê tudo certo com o seu negócio.
Mas acredite, no fim, se você seguir minhas dicas, não tem como dar errado!
Espero ter ajudado, até a próxima!
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