O e-mail marketing é a melhor estratégia para criar um relacionamento duradouro com um cliente, pois é possível comunicar-se com ele várias vezes sem pagar nada por isso, no entanto poucos sabem como montar um funil de e-mails assertivo, que engaje o público alvo a abrí-los.
É preciso saber como persuadir o cliente a entrega seu contato através de iscas digitais, automatizar as entregas das mensagens e escrever uma boa sequência de emails.
Se você quer trabalhar com marketing digital de forma profissional e quer aprender de uma vez por todas como trabalhar com e-mail marketing, te convido a pegar um caderno e uma caneta, porque daremos uma verdadeira aula neste artigo.
Tudo pronto? Então…vamos lá!
Motivos para investir em estratégias de e-mail marketing
Por mais que tenham surgido novas tecnologias de comunicação ao passar dos anos, como whatsapp, facebook,instagram , telegram , entre outras, o e-mail ainda é um ponto de contato muito forte , onde as pessoas tendem a confiar nas comunicações recebidas.
Um bom exemplo são as faturas de cartão de crédito, de celular e energia elétrica,que são as contas pessoais de uma pessoa, hoje em dia são preferencialmente enviadas por e-mail.
Contato com o seu cliente várias vezes
Existe uma estatística no marketing de que o cliente precisa ter ao menos 7 contatos com a sua marca antes de tomar a decisão de comprar alguma coisa.
Uma vez que o cliente tenha aceitado passar seu endereço de e-mail, é possível construir um relacionamento duradouro enviando e-mails relevantes periodicamente, e no meio deles, oferta de produtos de seu interesse.
Independência de outras redes sociais.
Outro motivo importante para construir uma lista de e-mail é o fato dela ser de sua propriedade, ou seja, ninguém pode tirá-la de você!
Ao contrário de grupos de facebook, por exemplo, que por alguma mudança de política , pode baní-lo ou até bloquear a sua conta, desestruturando o seu negócio digital
Estrutura automatizada
As plataformas de e-mail marketing que veremos a seguir, permite que você crie sequências de e-mail com dias e horários programados para envio das mensagens, logo, uma vez construída a sua estrutura, você só cuidará do gerenciamento dos resultados e possíveis atualizações.
Passo a passo para construir uma estratégia de e-mail marketing
Sem mais delongas, vamos explicar o que você precisa fazer para colocar em prática as estratégias de e-mail marketing.
Primeiramente, você precisa entender que o envio de e-mails costuma ser trabalhado com estratégias de topo de funil do marketing digital, que é quando o cliente ainda está conhecendo sua marca e seus produtos.
Através dos emails, você vai engajando o seu cliente fazendo com que ele percorra uma jornada até o fundo do funil, que é quando ele decide comprar algo da sua empresa.
Outra coisa importante é você ter domínio e hospedagem contratados com alguma empresa,pois você precisará integrá-lo à plataforma para fazer os disparos de e-mail.
Se você está lendo este artigo, acredito que você já não é tão iniciante assim e já tenha esta estrutura no seu negócio.
Por fim, você terá que desenvolver suas habilidades de copywriting, que é uma técnica de escrita de textos persuasivos. Comentaremos mais sobre esse assunto adiante…
1° Passo: Contratar uma ferramenta de e-mail marketing.
Se você quer atuar de forma profissional, você terá que investir em uma plataforma de e-mail marketing paga!
Existem ferramentas gratuitas? Sim, existe,porém são limitadas e você acabará tendo que migrar e ter todo um trabalho para exportar as informações. O ideal é que você coloque o dinheiro na mesa e assine logo uma plataforma que te dará tudo o que você precisa!
Veja abaixo quais são as principais ferramentas do mercado:
Leadlovers
Esta não é só uma plataforma de e-mail marketing eficiente, como também uma caixa de ferramenta completa, pois conta com construtor de páginas “clique e arrasta”, chatbots fáceis de criar , além de uma base de conhecimento que ensina como usar tudo isso.
Nós, do site Receita Home Office, usamos a Leadlovers no nosso chatbot e você já deve ter visto que ele é incrível! não é mesmo?
Active Campaign
Esta é outra ferramenta que fornece as mesmas soluções de e-mail marketing da Leadlovers, exceto o chatbot.
Mailchimp
Não poderíamos deixar de colocar uma opção gratuita, pois sabemos que existem muitas pessoas que têm força de vontade, mas não possuem condições de pagar uma plataforma no momento.
O plano gratuito da Mailchimp até que é um pouco robusto, com a possibilidade de mandar 10 mil emails mensais, contar com um criador de sites e ter um domínio deles mesmos.
2° Passo: Criar páginas de captura de e-mail e isca digital
Uma vez que você já esteja com a plataforma de e-mail marketing toda configurada, você poderá utilizar o recurso de construção de páginas, que inclusive já tem modelos prontos para capturar email dos seus clientes.
No entanto, é preciso oferecer alguma recompensa, também chamada de isca digital, para persuadir o seu lead a entregar seu contato, pode ser um ebook, um acesso a um curso gratuito ou conteúdo exclusivo do seu site.
Em breve publicaremos um artigo completo sobre iscas digitais para aprofundar este assunto,portanto, não deixe de habilitar as notificações do nosso site!
3° Passo: Escrever sua sequência de e-mails
Quando o cliente inserir o e-mail na sua página de captura, a automação da plataforma de e-mail marketing irá incluí-lo em um funil de e-mails que serão disparados automaticamente nas datas e horários configurados por você.
O primeiro deve ser imediato com a entrega da isca digital prometida, caso ele não abra, é possível configurar um gatilho condicional para re-enviar a mensagem mais tarde, no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte!
Já o conteúdo dos próximos e-mails vai depender do seu objetivo final com este cliente. Se for simplesmente para gerar tráfego no seu site, crie um programa de “News Letters” enviando novidades postadas no seu site ou blog.
Se o objetivo for a venda de produtos, escreva e-mails trabalhando os gatilhos mentais da prova social, escassez , autoridade , todos que já explicamos com profundidade no artigo : Como se tornar um Copywriter de sucesso
Exemplo de copy para e-mail
Agora que você já entendeu toda a teoria sobre como trabalhar com e-mail marketing, vamos dar um exemplo de e-mail que pode ser enviado a um futuro cliente.
Imagine que o site Receita Home Office venda um curso de empreendedorismo em casa e já enviou o primeiro e-mail com um ebook gratuito com dicas básicas sobre o assunto. Aqui já é trabalhando o gatilho da reciprocidade, que é quando damos algo de graça para criar um sentimento de retribuição na outra pessoa.
Após 2 dias, podemos enviar uma nova mensagem com o seguinte texto:
Olá Fulano, tudo bem ? Espero que tenha gostado do ebook que lhe enviei na nossa última conversa. Estou passando para lembrar que o nosso curso ainda está com um preço promocional, mas não sei por quanto tempo poderemos garantir este preço! No curso “Empreendedorismo em Casa” você vai aprender isso..isso isso…… Garanta sua inscrição agora! [ LINK PARA A PÁGINA DO CURSO] |
Para não estender muito este texto, criei apenas a introdução do texto, onde deixei em negrito a parte em que trabalho os gatilhos da urgência e escassez, seguida de uma explicação dos benefícios do curso e uma chamada para ação para clicar no link.
O ideal é que você vá trabalhando outros gatilhos a cada e-mail enviado, alternando entre ofertas de produto e conteúdo relevante para não encher o saco do seu lead, se não ele vai perceber que você só quer empurrar produtos e vai marcar suas mensagens com spam, o que será péssimo para a reputação do seu domínio na rede de emails.
Conclusão
Não vamos mentir para você : trabalhar com estratégias de e-mail marketing é trabalhoso, exige um investimento financeiro e de tempo. Apesar disso, você estará montando uma estrutura automatizada de vendas e de sua propriedade.
Neste artigo explicamos os principais passos de como criar uma estrutura para envio dos seus e-mails.Cada plataforma de e-mail marketing tem seu jeito de configurar e suporte disponível para ajudar, por isso não entramos tanto nestes detalhes.
Esperamos que tenham surgido boas ideias na sua cabeça após esta leitura para começar a montar a sua estrutura automatizada.
Fica o convite para conhecer nossa seção completa de marketing digital para ter novos insights!
Um abraço e até a próxima!
Comments are closed.