Loja Virtual

4 estratégias para recuperar abandono de carrinho na sua loja virtual

O abandono de carrinho é um dos principais obstáculos enfrentados por empreendedores de e-commerce. Essa é uma métrica comum coletada pelas plataformas de lojas virtuais, que registram quando os clientes incluem produtos ao carrinho, mas não efetuam a compra.

Apesar da oportunidade de venda perdida nesse momento, com táticas adequadas, é possível convencê-los a voltar à página de vendas e tomar a decisão final de adquirir o produto almejado.

Neste artigo, discutiremos cinco estratégias eficazes para recuperar o abandono de carrinho!

Fica comigo!

1 – Anúncios de Remarketing

O retargeting, também conhecido como remarketing, é uma estratégia eficaz para manter a sua loja e produtos em destaque após o abandono de carrinho. 

Utilizando cookies e pixels de rastreamento,tanto do Google, como da Meta, você pode exibir anúncios personalizados para os visitantes em outros sites e redes sociais, como o Instagram e Facebook.

Dessa forma, é possível impactar o cliente novamente para derrubar possíveis objeções que o impediram de passar o cartão de crédito. Uma das medidas mais comuns é oferecer um desconto, vouchers para a próxima compra, cashback, entre outras.

2 – E-mails de Recuperação de Carrinho

Essa estratégia poderosa envolve o e-mail marketing, o qual é muito utilizado por grandes sites de e-commerce e traz resultados surpreendentes. O e-mail do visitante é coletado no momento do pagamento, logo, é possível concluir que ele pode se tornar um potencial cliente.

A melhor forma de trabalhar abandono de carrinho com essa estratégia, é através de plataformas automatizadas de e-mail marketing, a qual enviará  e-mails automáticos e pré moldados quando o cliente abandonar o pagamento dos produtos.

Confira uma lista das mais conhecidas do mercado:

É preciso pesquisar bastante antes de contratar uma plataforma de e-mail marketing, pois é preciso estudar se as ferramentas atendem às necessidades do seu e-commerce e, além disso, balancear o custo benefício dos planos oferecidos.

3 – Atendimento Proativo pelo Whatsapp

Para as lojas virtuais que coletam o telefone de contato no cadastro inicial antes de fechar a compra, o atendimento proativo através do Whatsapp é uma ótima forma de buscar entender o porquê o cliente abandonou o carrinho.

Esse segundo contato pode ser feito através de um atendimento humanizado ou de um chatbot com mensagens automáticas.O primeiro tem mais chances de interação com usuário, que poderá fornecer informações valiosas, tanto para efetivar a venda, como para melhorar a oferta para futuros clientes que visitarem a página.

Outro ponto forte do atendimento proativo é a recuperação de boletos, pois é muito comum os clientes deixarem de pagá-los devido à correria do dia a dia.Essa forma de lembrança pode recuperar oportunidades de vendas perdidas no seu e-commerce.

4 – Comunicação por SMS

Além de e-mails e mensagens pelo Whatsapp, considere utilizar comunicação por SMS para recuperar o abandono de carrinho.

Nessa estratégia, é possível enviar mensagens curtas e diretas para lembrar os clientes dos itens no carrinho e oferecer incentivos para finalizarem a compra.

Além do baixo custo de envio,o SMS tem altas taxas de abertura e pode ser uma maneira eficaz de alcançar os clientes em tempo real.

5 – Crie um Programa de Fidelidade

Oferecer um programa de fidelidade pode ser um incentivo adicional para trazer de volta os clientes que abandonaram o carrinho.

Ao oferecer pontos, descontos ou recompensas por compras futuras, você cria um estímulo para que os clientes retornem à sua loja e completem a compra.

Destaque os benefícios do programa de fidelidade em seus e-mails de recuperação de carrinho e páginas de checkout para aumentar a eficácia dessa estratégia.

Conclusão

O abandono de carrinho é um passo para uma venda realizada! Pois o cliente percorreu várias etapas de navegação da sua loja virtual antes de desistir da compra.

Não trabalhar estratégias de recuperação dessas vendas não realizadas fará com que seu e-commerce deixe muito “dinheiro na mesa” ou até não consiga se sustentar ao longo do tempo.

Recomendamos que também visite nossa seção de marketing digital para obter mais insights para promover seus produtos.

Espero ter ajudado!

Até a próxima!

Trabalho na Justiça Eleitoral do Brasil e amo falar sobre empreendedorismo e finanças. Tenho formação na área de Tecnologia da Informação,porém também fiz cursos livres sobre Marketing Digital & E-commerce e Mercado Financeiro. As pautas de Culinária , Artesanato e Estética & Beleza e Saúde & Bem-Estar conto com ajuda de parceiros especializados para levar o melhor conteúdo até você!

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