Culinária

Como fazer hambúrguer artesanal para vender

Hoje você vai aprender a fazer hambúrguer artesanal para vender com uma receita base e dicas incríveis que vão te ajudar a ter um produto de qualidade, gostoso e que vai chamar a atenção das pessoas. 

Se a sua ideia é começar a ganhar dinheiro trabalhando por conta própria nesse segmento, eu te garanto que o meu texto tem muito a te ajudar. 

Continue comigo até o final e aproveite essa oportunidade. 

Primeiro aprenda a fazer hambúrguer artesanal

O primeiro passo é aprender uma receita de hambúrguer artesanal. É muito importante que você saiba preparar uma carne daquelas que vai deixar todo mundo babando!

Esse é um passo a passo de uma base de blend simples para que consiga começar a cozinhar por aí e vá pegando o jeito, mas com o tempo o interessante é ir criando novas opções de sabores, testando e acrescentando outros ingredientes. 

Veja: 

Ingredientes 

  • 1 kg de patinho moído;
  • 1/2 kg de pernil sem pele;
  • 150 g de bacon sem pele;
  • Pimenta a gosto;
  • Sal a gosto;
  • 1 ovo.

Modo de preparo

  • Adicione todos os ingredientes em uma vasilha e misture bem com as mãos até que fique uma massa uniforme;
  • Depois disso, basta fazer os moldes das bolas com as mãos;
  • Achate cada uma delas para deixar no formato de um hambúrguer. Lembrando que nesse caso é interessante que fique alto porque assim fica mais suculento;
  • Depois de pronto basta fritar em uma chapa quente ou assar na churrasqueira. 

Fique atento à montagem

Um hambúrguer tradicional é composto da carne, queijo, alface e um molho, não é? Pois então! O comum também funciona , mas se a ideia é surfar na onda gourmet, você precisa trazer opções e misturas diferentes. 

Vou falar de cada um dos complementos que podem fazer parte do seu prato: 

Molhos

Ketchup e maionese são essenciais para qualquer hambúrguer, mas é preciso inovar também nesse quesito. Além de colocar a opção de mostarda e barbecue (que são mais tradicionais), que tal fazer suas próprias misturas? 

Tem maioneses que são temperadas, por exemplo, molhos que misturam pimenta com algo doce, molhos a base de queijo, de carne… São muitas opções! Teste e escolha os que vão casar mais com suas receitas. 

Queijos

Saia do comum nesse quesito. Além de poder utilizar queijos mais tradicionais como a mussarela e o prato, traga outros como o coalho, o cheddar, o reino, o provolone e até o gorgonzola. Faça testes com coisas diferentes, sabe? 

Eles tanto podem ser servidos em fatias e pedaços no sanduíche, como podem fazer parte da preparação do molho.

Extras

Um hambúrguer com bacon fica ainda mais gostoso, não é não? Pois bem! Só que além do bacon, você pode acrescentar anéis de cebola frita, farofa de bacon, picles,  tomate, queijo empanado, cebola caramelizada, geleias (de pimenta, de bacon), rúcula, cenoura e muitas outras coisas.

Crie apresentações irresistíveis

Hambúrguer artesanal
Fonte: Imagem do site Freepik

Sabe aquele negócio que diz que a gente come com os olhos? É verdade! Quando vemos algo bonito, ficamos com vontade, mesmo se não estivermos com fome. Você precisa aproveitar isso!

Então, além de pensar no sabor,  nas misturas e na qualidade da carne, é preciso gastar tempo pensando de que forma na montagem o sanduíche pode ficar ainda mais bonito e em como vai apresentar ele no seu cardápio para deixar o cliente babando. 

Não se esqueça de quem não come carne

Se você vai montar uma hamburgueria, vai vender em casa ou abrir uma barraca na rua, não importa! Se a ideia é conquistar clientes com o seu negócio, é preciso prestar atenção ao que acontece no mundo, sabe? E a verdade é que a quantidade de pessoas que não come carne só tem aumentado. 

Por isso, que tal criar um ou dois modelos de hamburguer vegetarianos e/ou veganos? O vegetariano é aquele que não vai ter carne de nenhum tipo, mas pode ter derivados, já o vegano precisa ser 100% livre de animais, o que significa que não pode ter nenhum derivado, como queijo, ovo ou manteiga.

Eles podem ser feitos com base em grãos, como o feijão, a soja e até a lentilha e hoje em dia ainda existem misturas prontas que são livres de animais, mas que parecem muito com a textura e o sabor do hambúrguer de carne – você pode testar. 

Hambúrguer vegano
Fonte: Imagem do site Freepik

Adquira os materiais necessários para o trabalho

Independente da estrutura que vai montar para vender hambúrguer artesanal, existem alguns equipamentos que são essenciais e que vão te ajudar desde a preparação da carne até a montagem do sanduíche em si. 

A boa notícia é que com cerca de R$1 mil ou menos, já dá para comprar tudo e montar a sua estação de trabalho. Lembrando só que isso pode variar de acordo com o projeto de cada um, viu? O que eu vou fazer é só dar uma ideia. 

Veja abaixo o que precisa para começar a vender hambúrguer

  • Moedor de carne;
  • Chapa ou churrasqueira;
  • Botijão de gás com mangueira e relógio (se for usar a chapa);
  • Abafador;
  • Aros para fritar ovo;
  • Espátulas e outros talheres;
  • Vasilhas.
Curso Smah Burguer

Invista em uma mistura de carnes que dê sabor

Um blend de hambúrguer costuma ser feito com 70% de carne e 30% de gordura. Só que a parte da carne não precisa, necessariamente, ser feita somente com um tipo. O ideal é que a maior parte dela seja de uma carne de primeira, mas você também pode misturar com uma mais barata (e gostosa). 

Muitos empreendedores que trabalham nessa área afirmam que essa mistura acaba deixando o sabor muito melhor e o sanduíche mais suculento. O negócio é testar!

Entre as melhores carnes para fazer esse blend, estão:

  • Acém;
  • Fraldinha;
  • Alcatra;
  • Contrafilé;
  • Coxão duro;
  • Maminha;
  • Peito;
  • Patinho.

Divulgue muito o seu negócio!

Não importa como vai decidir trabalhar com hambúrguer artesanal, se tiver produtos saborosos e investir em uma boa estratégia de divulgação, eu tenho certeza que vai conseguir ter ótimas vendas! 

Desde o início do projeto você precisa pensar em como vai fazer com que mais e mais pessoas conheçam o seu trabalho. Essa é uma das partes mais fundamentais do seu negócio, então não vacile. 

Dá para fazer coisas mais tradicionais como a distribuição de panfletos, o boca a boca com quem você já conhece, mas também é importante aproveitar as novidades. Ter um perfil no Instagram, por exemplo, é o mínimo! 

Você também pode fechar parceria com influenciadores da sua região, agendar um dia de degustação com algumas pessoas, criar promoções bacanas e distribuir cupons de desconto por um certo período. 

Tudo isso vai gerar curiosidade para a sua marca e aumentar o seu fluxo de clientes. 

Comece hoje! 

Não fique acreditando que existe um momento da nossa vida que tudo estará no lugar para que a gente consiga começar um negócio. O melhor momento sempre será o agora, sabe? Então a minha dica é que você se organize, faça o seu planejamento e comece a trabalhar com o que tem em mãos. 

Tenho certeza que depois você não vai se arrepender disso! É com o tempo que a gente vai pegando o jeito, que vai se estruturando melhor e aumentando nosso faturamento, então coragem!

Espero que o artigo tenha te mostrado direitinho como fazer hambúrguer artesanal para vender e que você use tudo que aprendeu em prol do seu sonho!

Também te convido a conhecer nossa seção completa de culinária no site!

Boa sorte!

0/5 Singular: (0 Análise)

Trabalho na Justiça Eleitoral do Brasil e amo falar sobre empreendedorismo e finanças. Tenho formação na área de Tecnologia da Informação,porém também fiz cursos livres sobre Marketing Digital & E-commerce e Mercado Financeiro. As pautas de Culinária , Artesanato e Estética & Beleza e Saúde & Bem-Estar conto com ajuda de parceiros especializados para levar o melhor conteúdo até você!

Comments are closed.