No dinâmico mundo dos negócios de hoje, a adaptabilidade e a resposta rápida às mudanças são cruciais para o sucesso. As metodologias ágeis são instrumentos que auxiliam nesse desafio, pois criam processos e papéis bem definidos para gerir um negócio no dia a dia.
Neste artigo, vamos aprofundar em 3 métodos ágeis chave que podem ser usados para impulsionar a eficiência e a eficácia no seu negócio em casa, confira!
1 – Scrum
Scrum é uma abordagem de gestão de projetos amplamente reconhecida por sua eficácia em promover trabalho em equipe, flexibilidade e comunicação interativa.
A essência dessa metodologia ágil está nas reuniões sequências chamadas de “Eventos Scrum” e na Sprint, que nada mais é do que um período, geralmente de duas semanas, onde o time trabalha focado para entregar as tarefas planejadas. Vamos detalhar cada evento:
- Planejamento da Sprint: Nesta etapa, ocorre o planejamento das metas a serem atingidas no período de uma Sprint
- Sprint: Janela de tempo para entregar as metas planejadas
- Scrum diário: Reuniões curtas diariamente para atualizar o status das metas ou projetos
- Revisão da Sprint: Reunião após a conclusão das tarefas acordadas para uma revisão final antes de apresentar às partes interessadas
- Retrospectiva da Sprint: Momento em que o time aprende com erros e acertos para que as próximas sprints se tornem cada vez melhores.
Além dos eventos scrum, existem papéis importantes definidos na metodologia que são o Product Owner ou Responsável pelo produto. Este profissional tem o desafio de gerenciar as equipes de tal forma que os trabalhos entregues atendam os interesses dos stakeholders, fornecendo valor ao negócio.
Outro papel importante é do Líder Scrum, o qual coordena todo planejamento e etapas da sprint, conduzindo as equipes a como aplicar essa metodologia ágil de forma eficaz, otimizando processos e resultados.
Implementar alguns elementos da metodologia Scrum no seu negócio em casa vai contribuir para a eficiência na execução de tarefas e proporcionará uma melhoria contínua nos processos.
2 – Kanban
Originário do sistema de produção da Toyota, Kanban é um método visual simples para gerenciar tarefas e fluxos de trabalho. Em um quadro branco, o trabalho é dividido por segmento ou status e cartões com informações chave são colados para indicar o andamento das tarefas.
Além de organizar o planejamento das tarefas, um dos principais objetivos dessa metodologia ágil é direcionar o foco da equipe para as entregas.
Para aplicar o método de fato, é preciso conhecer os quatro princípios fundamentais do Kanban, seguem eles:
- Comece pelo que já está sendo feito: Em analogia, reinventar a roda é muito mais difícil do que implementar processos para melhorá-la.
- Promova mudanças incrementais: Fazer mudanças radicais podem gerar grandes impactos em qualquer área do seu negócio. É recomendável criar um projeto piloto e fazer alterações incrementais e progressivas.
- Respeite os papéis, processos e títulos atuais: Mesmo que o negócio precise passar por mudanças cruciais, fazer uma transição flexível, respeitando a adaptabilidade dos gestores e seus times é fundamental.
- Incentive a liderança horizontal: Segundo a filosofia do Kanban, a voz do seu time pode promover mudanças inimagináveis. As propostas de melhorias não vem necessariamente só da alta gestão.
Pelo fato de ser um método ágil simples implementar, o Kanban pode ser um forte aliado no seu pequeno negócio. Além de organizar a tarefas a serem desenvolvidas, seus princípios promovem um bem estar na equipe.
3 – Lean
Basicamente, Lean é uma metodologia ágil que foca na criação de mais valor para os clientes com menos recursos. É uma filosofia de gerenciamento que enfatiza a eliminação de desperdícios e a melhoria contínua dos processos.
Por exemplo, em vez de despender tempo buscando desenvolver um “produto perfeito” para entregar ao cliente final, o Lean preconiza a criação de um MVP (Produto Minimamente Viável), o qual entrega as funções vitais do produto ou serviço e, caso agrade as partes interessadas, a equipe continua trabalhando no projeto até chegar na versão final.
Aplicando o Lean no contexto de negócios em casa, você não precisa das melhores ferramentas e gastar muito dinheiro para dar o pontapé inicial. Provavelmente já existem recursos que podem ser utilizados até o seu negócio chegar na sua melhor versão.
Conclusão
Nesse artigo você viu que metodologia ágeis podem ser aplicadas para grandes e pequenas empresas . Por mais que o empreendedor não consiga implementá-las por inteiro, ainda sim traz benefícios para o negócio.
Recomendo comprar livros e se aprofundar ainda mais na metodologia que lhe agradou e implementá-la o quanto antes para colher ótimos resultados no futuro!
Até a próxima!
Comments are closed.