Iniciar um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros que buscam independência financeira e qualidade de vida. Porém, nem sempre o capital inicial está disponível, o que leva muitos empreendedores a considerar um empréstimo como alternativa. Mas afinal, quando vale a pena recorrer ao crédito para iniciar um negócio?
Quando vale a pena pegar um empréstimo?
Antes de buscar um empréstimo, avalie os seguintes pontos:
- Potencial de retorno: Faça um plano de negócios detalhado para garantir que o retorno do investimento será suficiente para cobrir as parcelas do empréstimo.
- Taxa de juros: Busque sempre taxas menores, já que altas taxas podem comprometer a viabilidade financeira do empreendimento.
- Planejamento financeiro: Certifique-se de que as parcelas não comprometam mais de 30% da receita prevista com o negócio.
- Emergências: Tenha um plano para cenários imprevistos, garantindo segurança caso algo saia do planejado.
Instituições de crédito populares para pessoas de baixa renda ou negativadas
Algumas instituições oferecem condições especiais para quem tem restrições financeiras. Confira algumas delas:
- Banco do Povo: Presente em diversos estados, oferece empréstimos com taxas mais acessíveis para empreendedores informais e microempresários.
- Caixa Econômica Federal: Através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE), a Caixa oferece uma linha de crédito especialmente para micro empreendedores
- BNDES Microcrédito: Financiamentos de até R$ 21 mil para microempreendedores formais e informais ou pessoa física
- Creditas: Permite empréstimos com garantia, como imóvel ou automóvel, possibilitando juros menores mesmo para negativados.
- Simplic: Especializada em empréstimos pessoais online, atende negativados com análise rápida e aprovação simplificada.
Leia também:
10 Instituições financeiras que oferecem conta digital cartão de crédito para MEI
Dicas para usar bem o empréstimo
- Utilize o dinheiro exclusivamente para o negócio.
- Evite empréstimos maiores do que sua real necessidade.
- Pague sempre em dia para evitar multas e juros elevados.
- Pesquise e compare condições entre diferentes instituições antes de fechar negócio.
- Separe as finanças pessoais das do negócio, mantendo uma conta corrente exclusiva para a empresa.
Chegou a hora da decisão!
Recorrer a empréstimos para começar seu empreendimento pode ser uma decisão estratégica se for tomada com planejamento e responsabilidade. Avalie todas as opções, estude bem seu mercado e tome decisões informadas para garantir o sucesso do seu negócio.
Espero que as dicas desse artigo tenham dado um direcionamento para sua tomada de decisão, uma boa sorte no seu novo negócio!
Comments are closed.