Culinária

Como montar um restaurante de comida caseira 

Criar um restaurante com comida caseira pode ser um bom negócio no Brasil, afinal, todos gostam de um bom arroz com feijão. Os pratos tradicionais da culinária brasileira estão sempre em alta, e essa pode ser uma excelente oportunidade de negócio.

Contudo, para fazer isso conhecer, é importante saber como montar um restaurante do tipo em sua região. Apesar de ser trabalhoso, as tarefas para tornar esse sonho realidade são bem simples de serem feitas.

E se você quer descobrir como criar um restaurante de comida caseira, não deixe de ler o artigo que preparamos!

Defina o local de funcionamento

O primeiro passo para montar um restaurante de comida caseira é definir o local onde ele vai começar a funcionar.

Como estamos falando de comida caseira, geralmente, os estabelecimentos não costumam contar com grande rebuscamento.

Por esse motivo, soluções mais simples podem ser adotadas, não sendo necessário comprar mesas e cadeiras caras para servir seus clientes.O que vai fazer o seu restaurante dar certo é o sabor de uma comida fresca e bem feita.

O ideal é que você consiga montá-lo em um lugar movimentado,por exemplo, perto de pontos comerciais, escolas e faculdades e empresas. Desta forma, funcionários e clientes desses locais vão encontrar seu estabelecimento pertinho para matar aquela fome que dá no horário do almoço.

Negócio pode ser criado em casa

É interessante destacar que o seu restaurante de comida caseira pode ser criado em casa, caso você tenha um cômodo vazio ou uma garagem bacana para as pessoas se acomodarem.

Trabalhar desta forma já dispensaria um dos vilões do pequeno empreendedor que é a despesa com aluguel. Com esse dinheiro sobrando, você consegue investir melhor no seu negócio e aumentar as possibilidades de crescimento.

Alugue mesas e cadeiras no começo

Se você tem receio se esse negócio vai dar certo e tem medo de perder o investimento, você pode mitigar os riscos alugando mesas e cadeiras, que é uma das coisas mais caras que você terá que investir , caso venha comprá-los.

Pesquisando no Google, você encontra empresas que prestam esse tipo de serviço e que alugam um conjunto de mesa e 4 cadeiras a partir de R$10 reais. Se uma pessoa senta para almoçar no dia, já paga o investimento.

Estabeleça um acordo com o fornecedor para fazer um preço bacana para você que também está começando. Empreendedores costumam a se ajudar, nada que bom diálogo não saia um bom negócio para os dois lados.

Defina o cardápio do seu restaurante

Outra etapa importante é que você defina qual será o cardápio do seu restaurante, ponto que atrai novos clientes. Os pratos preferidos pelo público variam, a depender da região.

Fazer um cardápio com os pratos típicos do dia costuma funcionar bem para diversos estabelecimentos, confira quais são:

Segunda – Feira – Virado à Paulista

Virado à Paulista
Imagem de Guida da Cozinha – Pinterest

Este é um prato típico na cidade de São Paulo, que é feito com arroz , feijão engrossado com farinha de milho, banana empanada, toucinho de porco, bisteca com ovo ou linguiça e couve.

Pode ser feito na versão completa, o que dá um pouco mais de trabalho ou uma versão com alguns ingredientes a menos. 

Terça – Feira – Bife à rolê

 Bife à rolê
Imagem de cookpad – Pinterest

Trata-se de um bife temperado e enrolado com bacon, cenoura, pimentão e cebola que pode ser acompanhado de arroz, feijão , fritas e salada.

Quarta – Feira – Feijoada

feijoada
Fonte: Imagem do site Freepik

Acredito que é consenso no brasil inteiro que este é o dia da boa e velha feijoada! Sair da rotina do feijão brancoe  comer aquele feijãozinho preto cozido com linguiça defumada, carne seca, e outros tipos de carne de porco.

Entre os acompanhamentos que não podem falar estão o arroz, a couve, o toucinho e, para quem quiser, aquela caipirinha para fechar com chave de ouro.

ads

Há também quem prefira uma versão light com menos condimentos, o bom é atender todos os tipos de público!

Quinta – Feira – Macarrão

macarrão ao molho sugo
Fonte: Imagem do site Freepik

Este é o dia dedicado à culinária italiana , em que os restaurantes servem macarrão nas variadas formas de preparo.

No restaurante caseiro , onde essa especialidade não é tão forte, geralmente é servido o macarrão espaguete com molho ao sugo (puro) ou a bolonhesa.

Sexta – Feira – Peixe frito

peixe frito
Fonte: Imagem do site Freepik

Por fim, a semana acaba com um peixe que costuma ser merluza ou filé de  pescadinha que tem poucos espinhos. Os acompanhamentos podem ser uma saladinha leve, arroz e feijão e um limão para dar mais sabor ao peixe.

Todas as receitas dos pratos do dia você pode encontrar no site “guiadasemana”.

Pratos que saem bem todos os dias

Nem sempre o cliente quer comer o prato servido no dia, portanto, a cozinha do seu restaurante precisa estar preparada para isso!

Entre os pratos básicos e econômicos que sai bem estão:

  • Filé de frango ou bife grelhado (acebolado ou não)  com arroz feijão e fritas
  • Parmegiana de frango o carne com arroz e fritas
  • Frango ao molho
  • Picadinho com batata
  • Vaca atolada (costela cozida)

Outras opções de comida para empreender com a culinária brasileira você pode encontrar em outro artigo que fizemos no nosso site, confira:

Procure bons fornecedores

Alguns produtos você consegue comprar em grandes atacados da sua cidade, como arroz , feijão, bebidas e ingredientes diversos.

Já as carnes seria interessante fazer uma parceria com um açougue que consiga fazer preços competitivos, pois é a parte que demanda maior orçamento na preparação dos pratos.

Os legumes e frutas costumam ser bem baratos em mercados municipais , onde a maioria dos feirantes também abastecem seus estoques.

Talvez você precise de alguém para te ajudar a cuidar desta parte para que você foque no que faz de melhor que é cozinhar!

Inclua o delivery no seu planejamento

Muitos restaurantes de comida caseira tiveram que adaptar suas formas de trabalhar durante a pandemia do covid-19 para atender somente delivery.

Aquelas que já trabalhavam bem desta forma, aumentaram exponencialmente seus faturamentos.

Hoje as pessoas até preferem receber seus pedidos em casa, portanto o delivery será um dos pilares do seu negócio de cozinha.

Esta modalidade casa muito bem para quem quer trabalhar apenas na cozinha da sua casa e recebendo pedidos por aplicativos, como por exemplo, o Ifood. 

Tire os planos do papel

Agora que você tem todas as dicas necessárias para abrir o seu negócio, é hora de arregaçar as mangas e partir para o campo de batalha.

Abrir um restaurante de comida caseira é um negócio de baixo investimento e com grandes chances de sucesso, caso você tenha o dom de cozinhar.

Vá em frente! Coloque em prática todos esses conhecimentos!

Te desejo uma boa sorte nessa jornada!

Até a próxima!

Imagem principal do post do site freepik

5/5 Singular: (1 Análise)

Trabalho na Justiça Eleitoral do Brasil e amo falar sobre empreendedorismo e finanças. Tenho formação na área de Tecnologia da Informação,porém também fiz cursos livres sobre Marketing Digital & E-commerce e Mercado Financeiro. As pautas de Culinária , Artesanato e Estética & Beleza e Saúde & Bem-Estar conto com ajuda de parceiros especializados para levar o melhor conteúdo até você!

Comments are closed.