Artesanato

Amigurumis: O que são e como começar a vender!

Amigurumis é praticamente uma arte de fazer bonecos fofinhos, feitos de tricô e crochê. Eles são muito admirados não só pelo público que ama artesanato, mas também quem valoriza a criação de produtos personalizados de forma manual.

Neste nicho do artesanato está uma grande oportunidade de negócio para trabalhar em casa, fazendo amigurumis sob encomendas de clientes que querem algo customizado para registrar algum momento importante de suas vidas.

Neste artigo, vou fazer você “pensar fora da caixinha” e te convencer que trabalhar fazendo bonecos amigurumi pode ser a solução para aquela renda extra que tanto precisa ou até sua renda principal!

Vem comigo!

De onde surgiu os amigurumis?

Os amigurumis foram criados pelos japoneses e, embora a técnica de fazer objetos de crochê já exista há muito tempo, ela só veio se popularizar na década de 80, quando as bonecas da Hello Kitty também estavam em alta.

A boneca foi quase um símbolo do Amigurumi, pois ele se tornou febre junto com ela, fazendo vender muitos modelos da Hello Kitty. Isso abriu portas para muitos  outros personagens e novos negócios.

É possível ganhar dinheiro vendendo Amigurumi?

Se você pretende fazer amigurumis para ganhar uma graninha e quer saber se isso é possível, já te adianto: Sim, é possível! 

Claro que, num primeiro momento, pode ser mais difícil (como todo negócio recém-aberto), pois os amigurumis levam tempo para serem produzidos e,por isso, são vendidos por um preço mais alto do que produtos de crochê tradicionais.

Outra coisa que pode te desanimar é o fato de alguns clientes não quererem pagar o preço pelo seu trabalho, mas não se preocupe!  Já ouviu falar no ditado: “Menos é mais?”

Este nicho é bem específico mesmo e certamente os poucos clientes amantes do artesanato que aparecerem vão preencher a sua agenda e, se fizer um trabalho bem feito, vão te indicar amigos e familiares.

Desta forma, você irá fazer suas primeiras vendas e quando for ver, o amigurumi terá se tornado sua fonte de renda principal.

Lista de materiais para começar a fazer 

materiais de crochê para fazer amigurimis

Para dar início às produções dos amigurumis, você vai precisar de alguns materiais que, nesse caso, são indispensáveis. Dá uma olhadinha!

  • Linha de crochê ou tricô (normalmente são as de algodão). As linhas grossas são as mais indicadas para iniciantes;
  • Agulha de crochê (a numeração varia de acordo com a espessura da linha);
  • Enchimento (você encontra na internet e em lojas de tecido como manta acrílica).

Até então, esses são os materiais principais para você conseguir fazer seu amigurumi. Entretanto, tem outras coisas que você já deve ter em casa e que vai precisar, como:

  • Tesoura;
  • Botões (para fazer os olhinhos);
  • Fita métrica;
  • Linha e agulha comum.

Dicas para quem quer começar a fazer Amigurumis para vender

Mesmo tendo vontade de começar algo novo, você pode estar se sentindo perdida em um primeiro momento, se perguntando como e por onde começar. Por esse motivo, preparei algumas dicas que vão te ajudar. Olha só!

Aprenda o básico

Antes de investir em um curso, procure aprender pelo menos o básico dos amigurumis. Assim, quando já tiver uma base e for procurar um curso mais aprofundado, não vai se sentir perdida. 

Isso é bom até para você que ainda não tem condições de investir em um curso agora. No YouTube, por exemplo, você encontra diversos vídeos e tutoriais de como fazer amigurumis. Mais pra frente vou te indicar alguns, ok?

Comece pelo mais simples

É normal que a gente se empolgue quando começa algo diferente, mas, para que você não perca tempo tentando fazer um amigurumi que, no final, pode acabar não dando certo, é melhor começar pelos mais simples. No início, o ideal é evitar frustrações.

Com o passar do tempo, quando você já estiver familiarizada, aí sim poderá aumentar a dificuldade e ir se aperfeiçoando cada dia mais. 

Divulgue seu trabalho

Para vender, é preciso divulgar. Esteja nas redes sociais, grupo do condomínio e o que for possível para que as pessoas conheçam seu trabalho e possam fazer encomendas com você.

Inclusive, se você quiser saber mais sobre como divulgar seu negócio, temos um artigo sobre estratégias de marketing para negócios locais. São estratégias simples, mas que podem te ajudar muito!

Passo a passo de como fazer amigurumi

ursinho amigurumi
Foto de Татьяна Контеева no Pexels

Por serem bonequinhos muito bem trabalhados, a produção de amigurumis costuma envolver mais de três pontos de crochê diferentes, com formas específicas de realizar.

É preciso se esforçar e se dedicar nesse momento. O ideal é realizar alguns cursos para que você possa aprender melhor, mas para te dar aquele empurrãozinho, resolvi trazer 4 pontos de crochê que vão te ajudar nesse pontapé inicial.

Anel mágico

  • Com a linha em mãos, junte o dedo indicador ao dedo médio e coloque a linha sobre eles (palma da mão para cima), segurando ela com o polegar;
  • Dê uma volta com a linha nos dedos e, na segunda volta, cruze a linha, formando uma espécie de cruz;
  • Neste momento, vire a palma da sua mão para baixo e você verá que as duas linhas estão paralelas uma à outra;
  • Com a agulha, puxe o primeiro fio por debaixo do segundo e dê uma volta com a agulha no sentido horário, fazendo como se fosse um nó;
  • Segure esse nó com a outra mão e retire o anel mágico dos dedos
  • Posicione o anel mágico sobre a palma da sua mão, deixando fio do novelo para trás;
  • Agora, dê uma laçada simples e vamos continuar para fazer o ponto baixo.

Ponto Baixo

  • Em sentido anti-horário, gire a agulha e passe por debaixo dos dois fios do anel (o que está sobrando e o do próprio anel) e puxe o fio do novelo, dando uma laçada.
  • Repita isso algumas vezes e puxe o fio que está sobrando para fechar o anel mágico.

Carreira de Aumento

  • A carreira de aumento são dois pontos baixos, dentro de um mesmo ponto.
  • Então, você vai colocar agulha no próximo ponto, fazer um ponto baixo e, nesse mesmo ponto, realizar mais um ponto baixo. Essa é a carreira de aumento.

Diminuição

  • A diminuição do amigurumi é chamada de diminuição invisível, pois dá um acabamento melhor.
  • Introduza a agulha em somente um fio do ponto e repita o processo no próximo.
  • Após isso, dê a laçada finalizando a diminuição.

Esses são os 4 pontos principais que você vai precisar saber para dar início aos amigurumis. Pode parecer difícil, mas na prática é bem mais fácil, ok?

Utilizei como referência o vídeo do canal Jéssica Santos – Mundo do Amigurumi. Lá vocês também encontram outros vídeos que podem ajudá-la a desenvolver a técnica.

O crochê necessita de muito treino e paciência, mas pode apostar que depois que pegar o jeito, nunca mais você esquece. Além dos amigurumis, você vai conseguir fazer muitas outras coisas. 

Inclusive, se você ainda é iniciante e quer mais algumas dicas, te indico esse artigo que tem algumas informações sobre esse começo: Dicas de crochê para iniciantes: Para fazer e vender!

curso crochê

Quais os amigurumis mais vendem?

Como disse no início, os bonecos podem ser feitos da escolha do cliente, mas claro, existem alguns que são os mais procurados. Por isso, preparei uma listinha com alguns deles para você se inspirar. Acompanha aí!

Animais

Os animais são bastante pedidos pelos clientes e além disso, é uma ótima opção para o profissional que está começando a se aperfeiçoar, pois gatinhos, cachorros e outros animais não são tão difíceis de fazer quanto os outros.

tigre de amigurumi
Foto de Татьяна Контеева no Pexels:

Móbile Infantil 

Os móbiles são muito pedidos pelas mamães que querem tornar o quarto do seu bebê mais aconchegante. O material e a forma como é feito traz a sensação de leveza para o ambiente.

Além disso, eles são fofinhos e de tamanhos menores, então, caso venha a acontecer um acidente e o móbile se solte do berço, não irá machucar a criança.

Super Heróis

Os super heróis fazem parte da vida das crianças e, em muitos casos, continuam fazendo parte quando se tornam adultos. Por isso, tanto para crianças quanto para adultos, a venda de amigurumis de super heróis é muito alta.

Hoje, os mais populares são os de super heróis da Marvel, como o Homem Aranha, Homem de Ferro e Hulk. 

Filmes e seriados

Os objetos personalizados para filmes e, principalmente para séries, costumam ser limitados e difíceis de encontrar, o que faz com que a busca por esses personalizados seja maior.

Das séries mais assistidas e que têm maior procura, temos Friends, Stranger Things, Supernatural, Brooklyn 99 e outras que também são muito populares.

E nos filmes, podemos citar Harry Potter, Alice no país das maravilhas, Star Wars e etc.

Personagens da Disney

Se você quer ganhar dinheiro com amigurumis, essa é mais uma forma delas. A Disney de uma forma geral, já faz um sucesso muito grande, e os fãs vão à loucura sempre que vêem algo do personagem favorito deles. 

A gama de filmes da Disney é muito grande, mas vou citar alguns personagens que são muito queridos pela galera: Princesas (Rapunzel, Moana, Cinderela, Branca de neve, Bela), Rei Leão, Toy Store e Divertidamente.

vingadores amigurumi
Foto de Martina Faust – Pinterest

Pratique muito e caminhe para o  sucesso!

Fazer do amigurumi o seu negócio vai exigir muita prática, principalmente no começo quando será uma fase completamente de aprendizado.

Os primeiros modelos podem não sair da forma como você imaginava, mas isso é absolutamente normal para quem ainda está aprendendo. A melhor forma de saber se os produtos estão ficando bons é presenteando uma criança!  Elas vão ser totalmente sinceras com você se não acharem o bonequinho legal (rs).

À medida que for aperfeiçoando, você já pode começar a vender os primeiros modelos com uma margem de lucro apertada mesmo, pois assim você consegue conquistar os primeiros clientes que podem te indicar para outros trabalhos.

É assim que pequenos negócios começam e se tornam grandes pelo excelente trabalho!

Espero ter conseguido te convencer de que o amigurumi é uma grande opção para construir um negócio de artesanato dentro da sua casa!

Obrigado por ler até aqui

Até a próxima!

Trabalho na Justiça Eleitoral do Brasil e amo falar sobre empreendedorismo e finanças. Tenho formação na área de Tecnologia da Informação,porém também fiz cursos livres sobre Marketing Digital & E-commerce e Mercado Financeiro. As pautas de Culinária , Artesanato e Estética & Beleza e Saúde & Bem-Estar conto com ajuda de parceiros especializados para levar o melhor conteúdo até você!

Comments are closed.