Profissões da TI

Analista de Suporte – Profissional fundamental em um ambiente de TI

Toda empresa precisa de pelo menos um analista de suporte para atender às demandas de TI, seja para a simples troca de um mouse, seja para suporte aos sistemas vitais da empresa.

Por conta disso, a demanda por este profissional no mercado de TI é muito grande, porém, não há tanta mão de obra qualificada para ocupá-las.

Neste artigo, daremos dicas importantes para você se tornar um ótimo analista e ingressar no mercado de TI,confira…

Tudo começa no cargo analista de suporte Júnior

Este é o cargo de entrada na função de suporte, na qual realiza tarefas de primeiro nível e de pouca complexidade. Geralmente, seguem uma base de conhecimento com roteiros prontos para resolver os problemas de TI já documentados.

Candidatos que estão fazendo um curso técnico de informática ou estão nos primeiros anos em cursos superiores relacionados a tecnologia da informação são bem cotados para preencher esse tipo de vaga.

Por se tratar de uma função mais operacional, confira as principais atividades:

  • Suporte ao usuário final por telefone ou presencial
  • Alteração de senha, ativação ou inclusão de perfis no domínio, etc
  • Manutenção em microinformática: troca de mouses,teclados,monitores, gabinetes,
  • Correção de problemas simples de rede: Crimpagem e troca de cabeamento, configuração de ip, testes de conectividade.
  • Instalação de sistema operacional por clonagem
  • Instalação de softwares homologados pela empresa

Analista de Suporte Pleno – Profissional um pouco mais experiente

Suporte Técnico
Fonte: Imagem do site Freepik

O analista de suporte júnior que se destaca na equipe, não só por ter bons conhecimentos técnicos, mas também por ter bons soft skills, geralmente é promovido a analista de suporte pleno. Esse é um cargo de suporte nível 2, o qual exige um pouco mais de experiência para resolver problemas no ambiente de TI.

As empresas costumam dar oportunidade para os próprios funcionários, através de processos seletivos, pois é uma forma de engajar a equipe a sempre entregar bons resultados com o objetivo de conquistar esse reconhecimento e um aumento salarial, é claro (rs).

Um analista pleno faz o meio de campo com a gestão e os analistas de nível 3 com as seguintes atividades:

  • Tira dúvidas e apoia a equipe de nível 1,
  • Presta suporte aos casos de média complexidade,
  • Faz a documentação da base de conhecimento para problemas conhecidos,
  • Extrai e analisa relatórios da ferramenta de chamados (ITSM)
  • Atua no monitoramento dos sistemas (NOC)
  • Eventualmente participa de reuniões com os gestores da área

Analista de Suporte Sênior : “O cara” do suporte!

O analista de suporte sênior atua na maior parte do tempo no planejamento e testes de novas soluções,alinhado  à governança de TI . Esta é a vaga mais cobiçada pelos analistas de suporte, por ser o nível mais alto de função e salário.

Geralmente, esse profissional é altamente capacitado e possui algumas certificações importantes de TI, entre elas, a ITIL , COBIT, MCSE (Microsoft), LPI (Linux), CNNA ( Cisco), a depender de sua especialidade.

Este profissional só é acionado para atender um incidente em casos críticos, que os outros níveis de suporte não conseguiram resolver. Entre as atividades realizadas , estão:

  • Planejar os processos de TI junto aos gestores e a governança da empresa (Supervisores, Coordenadores e Gerentes),
  • Desenvolver e testar novas soluções de software para os produtos ou serviços da empresa, a fim de gerar valor ao negócio,
  • Participar frequentemente de reuniões de alinhamento dos objetivos de negócio com a TI,
  • Monitorar e analisar métricas de performance dos serviços de TI para tomada de decisões.

Quanto ganha um analista de suporte?

Quanto mais especializado o profissional de suporte técnico, mais alto será o seu salário. Confira algumas pesquisas de mercado que trouxemos aqui:

  • O Analista de Suporte Júnior , que exige menos qualificação e tem maior oferta de vagas no mercado de trabalho, o salário está em torno de R$2.068 , segundo o site Glassdoor.
  • Uma vez promovido a Analista de Suporte Pleno, o profissional pode ter um aumento, em média, de R$3.143, conforme o mesmo site.
  • Já um Analista de Suporte Sênior vai depender muito da especialidade, mas a média nacional é de R$4500 , ainda usando estatísticas do glassdoor.

Oportunidade de trabalho em Home Office

Durante a pandemia do COVID-19, as empresas foram forçadas a adotar o modelo de trabalho remoto, a fim de cumprir as medidas de segurança e isolamento social, no entanto, os números mostraram que os profissionais trabalhando em casa produziam mais, sem contar a redução dos custos de manter uma operação presencial.

Por esse motivo, mesmo após o relaxamento das medidas de isolamento, as empresas preferiram continuar, pelo menos, com um modelo híbrido de trabalho e não é difícil encontrar vagas imediatas para trabalhar em home office nos sites de emprego.

O setor de tecnologia da informação foi o que mais se beneficiou deste cenário, pois a maioria das atividades podem ser exercidas remotamente, com exceção daquelas que precisam mexer com o equipamento físico (hardware).

Como se tornar um analista de suporte?

analista de suporte
Fonte: Imagem do site Freepik

Se você tem zero conhecimentos na área de informática, o recomendado é que você comece um curso técnico em áreas correlatas de tecnologia. Confira os conhecimentos básicos necessários:

Montagem e manutenção de PC

Esse conhecimento é essencial para você aprender o funcionamento interno de um microcomputador. Essa disciplina costuma ter mais aulas práticas do que teóricas, pois o aprendizado é melhor absorvido colocando a mão na massa, desmontando e montando peças como placa mãe, processador , memória e HD.

Geralmente,um curso de montagem e manutenção de micros tem curta duração e rapidamente você consegue um certificado para iniciar na área.

Sistemas Operacionais e Aplicativos de Escritórios.

O segundo passo, é você aprimorar seus conhecimentos no sistema operacional Windows e no Pacote Office, o qual possui os programas de escritório: Word, Excel, Powerpoint e outros aplicativos.

No dia a dia, os usuários têm muitas dúvidas básicas e só de dominar essas ferramentas, você já será um grande candidato a vaga de analista de suporte júnior.

Redes de Computadores – Básico.

Existe curso de graduação exclusivo para redes de computadores, mas agora você só precisa aprender o básico. Conhecer conceitos de redes locais, endereço IP e tipos de cabeamento já são suficientes para atuar em demandas de suporte simples.

Se você “pegar gosto pela coisa”, pode até se especializar em um curso de graduação nessa área e aprender o funcionamento das redes corporativas e de operadoras de internet.

Melhores escolas técnicas do país:

Você deve procurar ensino de qualidade , pois fará toda diferença no seu currículo frente aos concorrentes nas vagas para analista de suporte. Confira algumas recomendações de escolas técnicas que separamos para você:

SENAI

Essa é uma escola técnica reconhecida nacionalmente, que já formou milhares de alunos em cursos técnicos de diversas áreas. Seu ponto forte é a tecnologia voltada para a indústria.

SENAC

Esse é outro instituto de ensino de renome, que tem ótimos cursos profissionalizantes em diversas áreas, inclusive um curso completo de informática que aborda os conhecimentos citados acima.

ETEC’s – (Estado de São Paulo)

Escolas Técnicas Estaduais espalhadas por toda São Paulo, que fornece cursos técnicos gratuitos de qualidade, porém o vestibulinho tende a ser muito concorrido.

Quem consegue um certificado de uma ETEC tem praticamente uma vaga de emprego garantida, pois é muito difícil passar no vestibular e mais ainda sair com o certificado. 

Cursos à distância (EAD)

Se você mora em áreas remotas e não tem acesso a escolas que oferecem o ensino técnico que você precisa , os cursos online são uma ótima alternativa.

Udemy

Os cursos online da Udemy são muito baratos e de enorme qualidade. Os professores costumam ser muito experientes em suas áreas de atuação.

Impacta

A Impacta tem cursos na área de infraestrutura de TI que podem agregar muito ao seu currículo, pois é uma escola de referência na área.

Síntese

O analista de suporte é um profissional necessário em qualquer ambiente de TI, pois é preciso dar suporte técnico aos usuários finais, clientes de empresa e até a outras equipes.

Essa é uma carreira que tem progressão profissional e salarial à medida que você vai evoluindo através de cursos de capacitação e demonstração de resultados na equipe em que está inserido na empresa.

Aproveite a escassez de profissionais qualificados para ingressar na carreira de analista de suporte!

Espero ter contribuído para a sua decisão!

Até a próxima!

Trabalho na Justiça Eleitoral do Brasil e amo falar sobre empreendedorismo e finanças. Tenho formação na área de Tecnologia da Informação,porém também fiz cursos livres sobre Marketing Digital & E-commerce e Mercado Financeiro. As pautas de Culinária , Artesanato e Estética & Beleza e Saúde & Bem-Estar conto com ajuda de parceiros especializados para levar o melhor conteúdo até você!

Comments are closed.