Hoje vamos conversar sobre 9 gatilhos emocionais em que o trader tem que se policiar o tempo todo durante o pregão para não tornar um dia de operação ruim ainda pior.
Quando a emoção toma conta em um dia de day trade, pode ocorrer um efeito dominó em que o trader acaba entregando todo o saldo depositado na corretora para o mercado.
Mesmo que tenha mantido a linha durante dias ou até meses, basta um dia que o mercado teste seu estado emocional para começar uma catástrofe.
Veremos em sequência as características de cada sintoma dos gatilhos emocionais e o que fazer para não cair nessas armadilhas mentais.
Vem comigo!
1 – Falta de paciência e ansiedade
Tudo começa com a falta de paciência para esperar as melhores oportunidades de operações no day trade. Muitos traders ansiosos acabam atingindo a meta negativa na primeira hora do pregão, momento em que o mercado ainda não definiu a tendência.
Também existem aqueles dias que são travados, onde o mar não está para peixe, mas o day trader insiste em operar para ganhar alguma coisa, em vez de esperar uma oportunidade clara ou voltar no outro dia.
O day trade,por si só, já tem uma característica de trazer resultados rápidos, fato que atrai muitas pessoas ansiosas para este mercado.
Quando a falta de autocontrole desse sentimento atrapalha o dia a dia das operações, o ideal é interromper as operações e buscar apoio psicológico.
2 – não saber lidar com a perda
De acordo com estudos científicos realizados por Daniel Kahneman, a dor da perda é 2 vezes maior que o prazer do ganho.
Isto explica o porquê a maioria dos traders não conseguem segurar operações ganhadoras por tanto tempo.
O fato do mercado oscilar muito, acabam gerando um medo de perder o lucro que já está praticamente ganho, o que faz o trader realizar o lucro, antes que lhe seja tirado.
O pior cenário é quando a operação já começa a dar prejuízo desde sua abertura. Caso o trader não tenha mecanismos automáticos que limitem sua perda, este gatilho mental pode travar sua ação de stopar, principalmente se estiver operando uma quantidade de lote que não está acostumado.
3 – Não aceitar os próprios erros
Este defeito emocional tem um pouco de responsabilidade sob o fato do trader não stopar operações perdedoras. Ainda mais se ele estiver com excesso de confiança por estar vários dias positivos e com alta assertividade nas operações.
Não é difícil entender que é preciso aceitar estar errado quando o mercado vem contra a nossa posição, mas no momento da tomada de decisão, ocorre um conflito entre o consciente e o subconsciente de que estamos indo contra nossos próprios instintos.
Enquanto isso, o prejuízo só vai aumentando na tela e o gatilho da não aceitação da perda reforça o sentimento de não stopar a operação.
Assim é que um ciclo vicioso se inicia num dia tomado pela emoção no mercado financeiro, seguido dos demais gatilhos mentais que veremos adiante.
4 – Esperança do mercado voltar
Já deu para perceber que uma coisa leva a outra aqui não é mesmo?
Depois de não aceitar o erro e deixar o prejuízo da operação ficar inaceitável, só resta ao trader rezar para os deuses do mercado para fazer com que o preço volte para tirá-lo de uma situação agoniante e desconfortável na frente da tela.
Nessa hora começa os “pensamentos de promessa”, onde ele jura que nunca mais vai fazer isso e que vai andar na linha, caso “seu pedido” seja atendido.
O pior é que muitas vezes o mercado volta,pois como expliquei no artigo de operações contra tendência aqui no blog, o mercado trabalha em range na maior parte dos dias do ano, o que leva ao trader a acreditar que estava quase certo, se não fosse “pequeno erro”.
Até que chega o grande dia que o mercado não volta e todo histórico de ganho é apagado em apenas 1 dia em que o trader não aceitou estar errado no mercado.
Este tipo de abalo pode levar a muitos traders a desistirem ou entrar numa espiral negativa por muito tempo por castigarem a si mesmo pelos sentimentos atrapalharem sua performance dentro do mercado.
5 – Ganância
Este gatilho mental pode se manifestar em diferentes situações em um dia de pregão no mercado financeiro, vamos destrinchar cada uma delas:
Não respeitar o limite de operações
Neste caso, o trader é tomado pelo sentimento de otimismo e faz operações além do seu plano de trading. Muitas vezes já está com a meta do dia batida, mas o dia do mercado está “bom demais para parar” e ele continua operando.
Também acontece aqueles dias em que falta só um pouquinho para arredondar a meta e o trader acaba arriscando fazer uma operação em um momento ruim de mercado.
Quantas histórias já ouvi em salas de operações de traders que devolveram a meta e ainda saíram no prejuízo em um dia de day trade por conta de situações como essa que poderiam ter sido evitadas.
Certamente tudo isso começa com a não aceitação dos erros, e o fato do dia estar com margem para perder facilita ainda mais o acionamento das armadilhas mentais.
Correção de operações com preço médio
Este é o tipo de operação em que o trader aumenta a mão (número de contratos) para tentar corrigir suas entradas mal sucedidas.
Neste caso, ele tem a falsa ilusão de que tem total controle da situação, no entanto acaba no gatilho mental da esperança para o preço voltar quando os contratos acabam.
Quando o mercado começa a vir a favor, o sentimento de desespero começa a ser substituído pelo da ganância, pois como sua operação está carregada de lote, o ganho com ela pode ser muito maior.
Em vez de se redimir e sair da operação com uma pequena perda, o trader decide segurar visando uma grande tacada (lucro maior).
Quando acaba dando certo, geralmente o lucro é pelo menos 2 vezes menor que o risco de prejuízo assumido.
Por exemplo, se o trader ganhou R$100 reais com esse trade, pode ter certeza que ele já ficou R$ 200 negativo, mas em vez de seguir o plano e stopar a operação, ele segurou na esperança do mercado voltar e dar lucro.
O problema é o dia que o mercado balança ,mas não volta. Como o trader já está mal acostumado a ter essas atitudes dentro do mercado, acaba paralisado por não conseguir stopar uma perda tão grande.Esta função acaba sendo realizada pela corretora que zera a posição por falta de garantias.
6 – Comportamentos Narcisistas
As pessoas costumam descobrir a sua real personalidade quando estão dentro do mercado financeiro,pois nela pode haver algum nível de narcisismo, que é quando superestimamos nossas habilidades e acreditamos ser superiores às outras pessoas, inclusive ao próprio mercado.
Dependendo do nível dessas características em um indivíduo, pode ser considerado até um transtorno que deve ser tratado com um especialista.
Vamos falar um pouco sobre cada comportamento:
7 – Senso de superioridade
Esse gatilho emocional pode estar nas raízes do trader ou ser desenvolvido por conta de uma fase positiva, onde o trader cria um excesso de confiança. Como ele não erra há muito tempo, cria-se um ego muito difícil de engolir no dia em que é preciso aceitar o prejuízo das operações.
Também conseguimos identificar esse tipo de trader em grupos de whatsapp, telegram ou em qualquer tipo de sala de operações , onde ele gosta de mostrar que sabe mais que todo mundo sobre o mercado, pois tem a necessidade de ser admirado, uma das característica do transtorno de personalidade narcisista.
8 – Insegurança
Apesar de mostrar para o mundo que é um ser superior às outras pessoas, internamente o narcisista é uma pessoa extremamente insegura.
O reflexo disso em um dia ruim de mercado é a fragilidade para tomada de decisão, principalmente para estancar o prejuízo de uma operação que está em andamento.
9 – Agressividade
Pelo fato do narcisista não gostar de ser contrariado devido ao seu senso de perfeição, ele tende a ser tomado pela emoção da agressividade.
Como o mercado financeiro está nos contrariando o tempo todo, uma pessoa com esse tipo de comportamento não tem espaço dentro dele.
Para conseguir evoluir no mercado de day trade é preciso que o trader com esse tipo de comportamento resolva essa dependência psicológica, senão ficará difícil obter sucesso.
O momento de paralisia emocional
Quando o trader se dá conta de que caiu em todas as armadilhas emocionais possíveis e que o prejuízo na tela já está piscando para ser stopado automaticamente pela corretora, ele entra em um estado de paralisia emocional.
Veja a cena final de Piratas do Caribe : No fim do mundo , onde o capitão da marinha britânica fica travado sem saber dar as ordens diante de uma derrota certa para os navios piratas.
A reação que se vê na cena é exatamente a mesma quando o trader perde o controle total da situação e só resta ir para o “all in”, ou seja, ou o mercado volta e dá mais uma chance ou perde todo o saldo que tem na corretora.
Como não cair nos gatilhos emocionais?
Como vimos ao longo do artigo, não aceitar os próprios erros é o principal sentimento que desencadeia todos os outros gatilhos.
É preciso ter em mente que o mercado financeiro é movido por milhares de pessoas tentando tirar proveito da volatilidade.
O que faz o trader pensar que só ele está certo em suas operações?
A não aceitação da perda pode estar relacionada a dificuldades financeiras vividas na infância, que ficaram enraizadas no subconsciente ou o trader está colocando um dinheiro no mercado que não pode perder, como o das próprias contas de casa.
Outro motivo que faz o trader cair nas armadilhas mentais é a falta de um plano de trading concreto, onde deve estar estabelecido as metas de ganho e de perda.
A falta de compromisso de seguir o plano à risca também é um fator que faz com que a técnica saia de jogo e entre a emoção.
Após um dia de fúria no mercado é preciso sentar e colocar num papel tudo que precisa ser resolvido antes de voltar a colocar dinheiro novamente na corretora para operar.
O ideal é voltar para o simulador para recuperar a confiança e validar novamente as estratégias que vêm sendo executadas.
Falta de conhecimento técnico agrava o problema
O trader que não compreende muito bem como o mercado financeiro funciona está mais suscetível a cair nas armadilhas emocionais.
Digo isso porque a tomada de decisão rápida fica ainda mais comprometida quando não temos noção do que estamos fazendo.
Se não houver humildade de reconhecer o erro logo no início, quando a perda ainda está pequena, o efeito dominó tem grandes chances de derrubar até a última peça, portanto é imprescindível que o day trader iniciante opere no simulador enquanto ainda estuda o mercado financeiro.
Estudo FGV: 90% dos Traders perdem dinheiro na Bolsa
A Fundação Getúlio Vargas fez um estudo aprofundado sobre as operações do tipo day trade realizadas na bolsa e constatou que 90% dos traders não tem uma carreira de sucesso nesse mercado, pelo contrário, quanto mais opera, mais perde dinheiro.
Pode-se dizer que grande parte desses traders não conseguem evoluir por questões emocionais que estudamos até aqui.
A facilidade para depositar uma margem e operar day trade nas corretoras,sem ter um conhecimento prévio, também é um fator que aumenta essa estatística.
Conclusão
Operar day trade no mercado financeiro exige que o trader tenha muito mais equilíbrio emocional do que conhecimento técnico.
Saber reconhecer seus erros e stopar operações perdedoras, ciente de que o mercado é soberano, é uma das virtudes que vão dar longevidade na sua carreira.
Caso o trader não consiga alinhar seu mindset sozinho,o ideal é que procure apoio psicológico e pare de operar enquanto não resolver suas questões emocionais a fim de evitar maiores frustrações.
Se o trader insistir nesse ciclo vicioso, pode comprometer o seu patrimônio de tal forma que pode se tornar irreversível, como foi o caso de um day trader que cometeu suícidio após perder todo seu patrimônio e de outras pessoas na bolsa de valores.
Espero que este artigo tenha te alertado sobre o perigo dos gatilhos emocionais nas operações day trade.
Caso queira conversar mais sobre esse assunto te encontro nos comentários ou no email do site:
Te convido a conhecer a nossa seção completa de mercado financeiro para ler outros artigos relevantes sobre esse assunto.
Até o próximo texto!
Comments are closed.