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A importância de estar atento às mudanças do mercado

No cenário empresarial em constante mutação, a capacidade de se adaptar e abraçar mudanças é crucial para o sucesso de qualquer organização.

Quando iniciamos nossa jornada no empreendedorismo, geralmente estamos normalmente cheios de entusiasmo e repletos de planos e metas para o negócio. No entanto, podem surgir muitos obstáculos no caminho e mudar o rumo do que foi planejado.

Nos tempos atuais, isso tem se intensificado devido a transformação digital dos negócios e a rápida mudança nas tendências do mercado.

Por isso mesmo não é raro detectarmos a necessidade urgente de repensar os nossos planos iniciais, até porque aquelas empresas que não embarcam nessa inovação constante acabam sofrendo graves consequências.

Diante disso, confira algumas dicas e exemplos de empresas que foram impactadas, tanto positivamente, como negativamente nesse cenário.

Analise atentamente seu negócio e saiba se adaptar às mudanças

Claro que isso não significa que, ao enfrentar qualquer situação diferente do esperado, tenhamos  que recomeçar tudo do zero!  Mas, sim, temos que estar sempre atentos e enfrentar esses desafios com muito estudo, análise de riscos e aumentar nosso entendimento do negócio e do mercado em geral.

Aqui, a palavra chave é FLEXIBILIDADE: bons empreendedores demonstram essa virtude como uma característica essencial. Aqueles que são inflexíveis tendem a enfrentar inúmeros desafios quando precisam recomeçar.  E uma boa dose de flexibilidade permite que você revise suas posições, abrace o novo e saiba ceder quando necessário.

Alguns exemplos de mudanças que deram certo

Os exemplos mais fáceis de lembrar quando o assunto é mudança no empreendimento estão no mundo digital e nas startups, mas isso serve para qualquer segmento de atuação.

Instagram vs Facebook

O Instagram, por exemplo, começou como um aplicativo para iPhone chamado “Burbn“, no qual os usuários podiam fazer check-ins em locais visitados, postar fotos e compartilhar suas atividades diárias. No entanto, os criadores logo perceberam que a funcionalidade de compartilhamento de fotos era a mais popular entre os usuários.

Mark Zuckerberg, dono do Facebook, notou rapidamente o potencial da rede social e logo a comprou por 1 bilhão de dólares em 2012, identificando essa necessidade de mudança! Hoje, as duas plataformas têm uma certa integração de postagens, mas, voltando na linha do tempo, o que seria do Facebook se ele não tivesse tomado essa decisão?

Prova disso é o Instagram ser a 3º rede social mais utilizada do mundo, deixando o Facebook em 4° lugar A plataforma se estabeleceu como um espaço vital para usuários comuns, influenciadores e marcas compartilharem seu conteúdo visual, alcançarem uma audiência ampla e construírem comunidades engajadas.

Netflix – A virada do DVD para o Streaming

A Netflix promoveu duas grandes mudanças em sua trajetória. A primeira foi em 2007 quando deixou de alugar DVDs e passou a distribuir entretenimento via streaming, e a segunda em 2013 quando produziu sua primeira série. 

Hoje, é uma empresa com alto valor de mercado, mas precisa constantemente inovar suas produções por conta de outras concorrentes que chegaram para bater de frente: HBO,  Amazon e Disney.

Destaquei essas duas gigantes apenas porque as suas histórias são conhecidas, no entanto,  a necessidade de transformação atinge empresas de qualquer tamanho e segmento.

Kodak – Resistência à mudança que culminou em falência

A Kodak, uma gigante da indústria fotográfica, é um exemplo emblemático de resistência à mudança que culminou em falência. Durante décadas, a empresa dominou o mercado de filmes e câmeras, mas sua relutância em abraçar a transição para a era digital foi seu calcanhar de Aquiles.

Enquanto outras empresas abraçaram a tecnologia digital e a fotografia digital emergente, a Kodak permaneceu fortemente comprometida com a fotografia tradicional em filme. Eles até desenvolveram tecnologia digital pioneira, mas hesitaram em comercializá-la, temendo que isso canibalizasse seu negócio de filmes.

Essa relutância em se adaptar às mudanças do mercado levou a Kodak à bancarrota em 2012. Eles falharam em prever o rápido declínio da fotografia em filme e perderam a oportunidade de liderar a revolução digital. Enquanto outras empresas como a Canon e a Nikon se adaptaram e prosperaram, a Kodak acabou pagando o preço por sua resistência à mudança.

O caso da Kodak serve como um alerta sobre a importância da adaptação às mudanças tecnológicas e de mercado para a sobrevivência de uma empresa no mundo empresarial em constante evolução.

Fique atento aos sinais de necessidade de mudança

mudanças organizacionais

Tanto o ambiente interno como externo apresentam alguns sinais de que o seu negócio precisa implementar mudanças o mais rápido possível. Confira alguns deles:

  • Declínio nas Vendas ou Receita: Uma queda constante nas vendas ou na receita indica que o mercado pode estar mudando, e a empresa precisa ajustar sua estratégia para se adaptar a essa mudança.
  • A concorrência possui um preço mais acessível, produz e entrega com maior rapidez: Não se adaptar para corresponder à altura do seu concorrente fará com que sua base de clientes migre cada vez mais para ele
  •  Colaboradores com  baixo desempenho ou com falta de motivação: É muito importante sempre se  atentar para a gestão de talentos de sua empresa, isso garante sempre melhores resultados.
  • Cultura Organizacional Estagnada: Uma cultura organizacional que não incentiva a inovação e a adaptação pode levar à estagnação e ao declínio.
  • Aquilo que você entrega  passou a ser oferecido por muitos concorrentes: O mercado tem o potencial de se saturar em todos os segmentos, o que significa que essa é uma situação que pode ocorrer em qualquer empreendimento. No entanto, a incapacidade de avaliar e reverter essa situação pode levar muitas empresas ao fechamento.
  • Faz muito tempo que a sua empresa não inova seus produtos ou serviços: O mercado é feito por pessoas e, como elas, também sempre está à procura de novidades, pense nisso.
  • Desconexão com as Tendências do Consumidor: À medida que os gostos e preferências dos consumidores evoluem, as empresas precisam se adaptar para atender às necessidades do mercado.
  • Feedback Negativo dos Clientes: Se os clientes estão expressando insatisfação com seu produto ou serviço, é um sinal claro de que algo precisa mudar. A atenção às opiniões dos clientes pode ajudar a identificar áreas de melhoria.
  • Tecnologia Desatualizada: Se a infraestrutura tecnológica da empresa estiver desatualizada e não acompanhar as tendências tecnológicas, ela pode enfrentar dificuldades para competir no mercado moderno
  • Regulamentações em Mudança: Mudanças nas leis governamentais podem afetar significativamente certos setores. Ignorar essas mudanças pode levar a problemas legais e financeiros.

Você realmente acompanha de perto o seu empreendimento?

O olho do dono engorda o cavalo. Esse antigo ditado cabe muito bem a você, empreendedor moderno: todos os detalhes de seu negócio devem ser acompanhados o tempo todo, inclusive o item mais geral, o próprio modelo de negócios.

Revisar o plano de negócios da empresa é uma tarefa crucial para auxiliar na tomada de decisões. É necessário realizar um diagnóstico abrangente para identificar falhas e áreas que possam ser melhoradas. Diversas ferramentas podem ser utilizadas nesse processo e uma delas é a análise SWOT (ou FOFA) da empresa, que identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, tanto internas quanto externas. 

Fique atento, em breve farei um post aqui sobre isso; enquanto isso, mãos à obra e boa sorte!

Trabalho na Justiça Eleitoral do Brasil e amo falar sobre empreendedorismo e finanças. Tenho formação na área de Tecnologia da Informação,porém também fiz cursos livres sobre Marketing Digital & E-commerce e Mercado Financeiro. As pautas de Culinária , Artesanato e Estética & Beleza e Saúde & Bem-Estar conto com ajuda de parceiros especializados para levar o melhor conteúdo até você!

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