Magazine & News

Conheça a Rede Mulher Empreendedora: Pioneira no empreendedorismo feminino no Brasil

Vivemos uma época em que as mulheres comemoram a todo momento a ocupação de espaços, que antes eram exclusivas aos homens e o empreendedorismo era um deles. Graças a redes de apoio ao empreendedorismo feminino, como a Rede Mulher Empreendedora, as mulheres têm encontrado suporte e inspiração para alcançar o sucesso nos negócios.

Vem comigo e conheça um pouco mais sobre a rede!

Conheça um pouco sobre a fundadora

Ana Fontes
Ana Fontes – criadora da Rede Mulhere Empreendedora

Tudo começou quando Ana Fontes, assim como milhares de outros empreendedores brasileiros, resolveu embarcar em sua jornada empreendedora por necessidade.  Ana é a sétima filha de um casal de Alagoas que veio para o estado de São Paulo nos anos 1970. Sua família se estabeleceu em Diadema, onde seu pai, um ex-pescador, conseguiu um emprego como torneiro mecânico e sua mãe trabalhava como empregada doméstica e costureira.

Após trabalhar vários anos na área de marketing, Ana sentiu a necessidade de encontrar um ambiente de trabalho mais acolhedor, que permitisse a ela estar mais próxima de suas duas filhas. Foi assim que, juntamente com amigos, ela decidiu criar uma empresa de avaliação de serviços chamada: A “Elogie Aqui”.

Através desse projeto, Ana foi escolhida para participar do “Programa 10.000 Mulheres”, uma iniciativa da FGV em parceria com a Fundação Goldman Sachs. Aparentemente, o programa não vingou, pois houve apenas 1.000 inscrições e apenas 35 candidatas selecionadas: Ana era uma delas.

Tendo visto tantas mulheres ficarem de fora do programa, ela se viu frustrada, mesmo tendo conseguido conquistar a disputada vaga. Foi aí que ela sentiu que deveria ajudar essas mulheres e começou a escrever tudo o que sabia sobre sua jornada no empreendedorismo em um blog, que mais tarde viria dar origem a Rede Mulher Empreendedora (RME).

Hoje, o objetivo central da rede é fornecer apoio, capacitação e oportunidades de networking para mulheres empreendedoras.  A RME trabalha o empreendedorismo social, visando criar um ambiente inclusivo e propício para o crescimento dos negócios liderados por mulheres

A trajetória de Ana Fontes, hoje com 56 anos, e a criação da Rede Mulher Empreendedora servem como uma forte inspiração para muitas mulheres que enfrentam desafios similares no mundo do empreendedorismo. 

Por dentro da Rede

Rede Mulher Empreendedora
+ de 1 Milhão de Mulheres Conectadas – Rede Mulher Empreendedora

A Rede Mulher Empreendedora (RME) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover o empoderamento feminino por meio do empreendedorismo. Ela visa apoiar mulheres empreendedoras em todas as fases de seus negócios, desde o planejamento até o crescimento e a consolidação.

A RME oferece uma série de programas e iniciativas para capacitar e conectar mulheres empreendedoras. Uma das principais ações da rede é a promoção de eventos, workshops e palestras voltados para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, como gestão, marketing, finanças e inovação. Essas atividades proporcionam um ambiente propício para a troca de conhecimentos e networking entre as empreendedoras.

Um dos diferenciais importantes dessa rede é  sua plataforma online, que serve como uma comunidade virtual para as mulheres empreendedoras compartilharem experiências, dicas e oportunidades de negócios. Nessa plataforma, elas podem se conectar, colaborar, divulgar seus produtos e serviços, além de encontrar mentoria e apoio para superar seus desafios.

A RME também desenvolve parcerias com empresas, instituições filantrópicas e governamentais  para promover a inclusão e a igualdade de gênero no empreendedorismo. Por meio dessas parcerias, a rede busca ampliar o acesso das mulheres a recursos, financiamentos e oportunidades de negócio.

Como um exemplo do sucesso desta rede, mesmo durante a pandemia, em 2020, mais de 40 milhões de reais foram arrecadados por meio de parcerias com o objetivo de promover iniciativas de geração de renda voltadas para mulheres, demais, não é mesmo?

Ingresse na rede hoje mesmo!

Se você é mulher e empreendedora, saiba que você não está sozinha nessa jornada! Acesse o site e conheça mais detalhes sobre como ingressar na  Rede Mulher Empreendedora.

Nós , do Receita Home Office, te desejamos todo o sucesso do mundo!

Até a próxima!

Origem das imagens: Página “Quem Somos” – site da Rede Mulher Empreendedora.

Trabalho na Justiça Eleitoral do Brasil e amo falar sobre empreendedorismo e finanças. Tenho formação na área de Tecnologia da Informação,porém também fiz cursos livres sobre Marketing Digital & E-commerce e Mercado Financeiro. As pautas de Culinária , Artesanato e Estética & Beleza e Saúde & Bem-Estar conto com ajuda de parceiros especializados para levar o melhor conteúdo até você!

Comments are closed.