O mercado de criptomoedas tem ganhado destaque nas manchetes nos últimos anos devido ao seu potencial de enriquecer o investir em curto espaço de tempo. Por outro lado, o risco de quebrar a conta também é grande!
Tudo isso acontece porque esse mercado tem uma natureza especulativa e muito volátil, o que exige um gerenciamento de risco bem definido.
Caso você tenha um perfil de investidor arrojado e queira entrar no mercado de criptomoedas para conquistar maiores rentabilidades, aqui vão algumas dicas para você proteger seu patrimônio.
Entenda o contexto das criptomoedas
Cada criptomoeda tem sua história de origem e seus motivadores que movimentam seus preços. Por isso, é de suma importância que você estude os ativos que pretende operar.
Também é preciso ficar atento aos portais de notícias que acompanham de perto tudo o que pode impactar a classe dos cripto ativos. Veja uma lista dos mais acessados:
- CoinDesk
- Cointelegraph
- CryptoSlate
- Crypto Briefing
- Bitcoin Magazine
Todos esses sites são plataformas de notícias e análises de criptomoedas, que oferecem noticiário diário, insights e informações sobre os principais cripto ativos.
Alguns deles estão no idioma inglês, mas nada impede de usar o recurso de tradução do Google para ficar por dentro das notícias de mercado.
Estude fundamentos da análise técnica
Para interpretar melhor os gráficos dos ativos, o ideal é que você aprenda conceitos básicos da análise técnica, como suportes e resistências, linhas de tendências, canais, etc.
Indicadores como as médias móveis, bandas de bollinger, MACD, índice de força relativa (IFR) também podem dar uma boa visão da movimentação dos preços.
A análise técnica dá uma noção de como os ativos se movimentam no passado, mas nada garante a forma como vão oscilar no futuro, portanto tenha cuidado! Não pense que aprendendo essa técnica você terá um santo graal do mercado para te direcionar.
Pratique no simulador
Antes de colocar qualquer dinheiro na corretora de cripto ativos, aprenda como esse mercado funciona e opere alguns meses no simulador da plataforma de trading.
Você pode criar uma conta desse tipo no Metatrader 5 ou na plataforma própria da empresa de criptomoedas em que você tem conta.
Diversifique sua carteira
Se for investigar as histórias de pessoas que perderam tudo o que tinham por causa do mercado de criptomoedas, você vai perceber que elas apostaram tudo em apenas 1 cripto ativo : O Bitcoin, que é o cripto ativo mais famoso dessa categoria.
Esse não deve ser o comportamento de um profissional de mercado, pois é preciso considerar os riscos dessa classe de investimentos.Portanto, para evitar danos ao seu patrimônio, invista somente o que você pode perder e ainda sim, distribuía entre as diversas criptomoedas que existem, confira uma lista:
- Bitcoin (BTC)
- Ethereum (ETH)
- Binance Coin (BNB)
- Cardana (ADA)
- Dogecoin (DOGE)
- XRP (XRP)
- Polkadot (DOT)
- Chainlink (LINK)
- Litecoin (LTC)
Hoje, essas são as criptomoedas mais negociadas nas blockchains e você consegue comprar e vender rapidamente devido à alta liquidez.
Defina um plano de trading
Um plano de trading basicamente é você definir uma meta de ganho e de perda diário, semanal e mensal. Caso venha a atingi-las, você deve investigar onde estão seus erros para melhorar cada vez mais o seu operacional.
Emocional é a maior causa das perdas
Aceitar a perda no mercado financeiro vai contra os princípios do ser humano, que está enraizado no subconsciente. Isso faz com que o investidor crie esperanças de que o mercado pode voltar a favor da sua operação e lhe permitir sair no ganho. É aí que muitas pessoas se enrolam!
A criptomoeda acaba desvalorizando de tal forma que o operador não tenha mais margem de garantia na corretora para cobrir a operação e acaba quebrando a conta.
Esse é um tema que abordei em um texto separado aqui no blog, caso esteja com esse problema, recomendo que leia!
Compre fundos de investimento em criptomoedas
Essa é uma boa alternativa para quem não tem tempo para acompanhar, estudar e operar o mercado de criptomoedas. Também é uma ótima recomendação para quem tem perfil mais conservador , mas gostaria de correr um pouco mais de risco para obter maior rentabilidade.
Um fundo de investimento tem toda uma equipe de profissionais de mercado financeiro que fica de olho na tela minuto a minuto acompanhando o pregão e pode cuidar deste tipo de investimento para você. Além disso, o gerenciamento de risco é extremamente calculado e é alocado somente uma pequena porcentagem das cotas para cripto ativos.
O fundo mais popular é o HASH11, que replica uma carteira de criptomoedas diversificada do índice Nasdaq Crypto Index.Entre as corretoras brasileiras que dão acesso a esse tipo de fundo de investimento estão:
- XP Investimentos
- BTG Pactual com o fundo Bitcoin 20 FIM
- Órama
Além disso,todas elas possibilitam que o investidor abra uma conta grátis e explore seus portfólios de investimentos para montar uma carteira equilibrada.
Conclusão
O mercado de criptomoedas é uma ótima oportunidade para obter altos rendimentos na sua carteira de investimento, no entanto é preciso diversificar os ativos e ter um bom gerenciamento de risco para não perder além do planejado.
Se você não sabe como os cripto ativos funcionam, o melhor é investir o seu dinheiro em fundos de investimentos de criptomoedas, pois, assim ele estará nas mãos de pessoas que entendem do assunto e vão fazer uma boa gestão para lhe entregar melhores resultados.
Espero que tenha clareado sua mente com esse artigo.
Até a próxima!
Foto principal do artigo de Karolina Grabowsk
Comments are closed.